- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Rosatom russa assina acordo com a YLB boliviana sobre mineração e produção de lítio na Bolívia

© Sputnik / Vladimir AstapkovichLogotipo da corporação estatal russa Rosatom
Logotipo da corporação estatal russa Rosatom - Sputnik Brasil, 1920, 29.06.2023
Nos siga no
Na quinta-feira (29), a Corporação Estatal de Energia Nuclear Rosatom e a empresa estatal de lítio da Bolívia Yacimientos de Litio Bolivianos (YLB) assinaram um acordo-quadro para a construção de um complexo industrial para minerar e produzir carbonato de lítio.
A Rosatom será representada no país pela holding internacional de mineração de urânio Uranium One Group. O complexo será localizado no departamento de Potosí da Bolívia, informou a Rosatom.

"O projeto conjunto russo-boliviano possibilitará a criação na Bolívia, o país com as mais ricas reservas de lítio do mundo, de uma cadeia de produção completa – desde a mineração da matéria-prima de lítio até a obtenção de um produto comercializável", diz o comunicado.

A cerimônia de assinatura foi transmitida ao vivo na página do Facebook (rede social da Meta, que é proibida na Rússia por extremismo) do presidente boliviano Luis Arce.
De acordo com Kirill Komarov, primeiro vice-diretor-geral da Rosatom, citado no comunicado, "o acordo abre novas perspectivas para a cooperação de longo prazo entre a Rússia e a Bolívia".

"Para a Rosatom, esse é o primeiro projeto estrangeiro de grande escala no campo da produção de lítio, cujos investimentos totalizarão cerca de US$ 600 milhões [R$ 2,91 bilhões]. Está planejada a construção de um complexo industrial com capacidade de 25 mil toneladas de carbonato de lítio por ano, com a possibilidade de aumentar a capacidade com base nos resultados do trabalho de exploração", disse Komarov.

Usinas nucleares em construção com base em projetos russos - Sputnik Brasil, 1920, 28.04.2023
Multimídia
Usinas nucleares em construção com base em projetos russos
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала