- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Erdogan condena última queima do Alcorão na Suécia e classifica ato como 'desprezível'

© Sputnik / Pavel BednyakovPresidente reeleito turco Recep Tayyip Erdogan fala a seus apoiadores na praça em frente ao Palácio Presidencial em Ancara.
Presidente reeleito turco Recep Tayyip Erdogan fala a seus apoiadores na praça em frente ao Palácio Presidencial em Ancara. - Sputnik Brasil, 1920, 29.06.2023
Nos siga no
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, condenou o último ato de queima do Alcorão na Suécia classificando-o como "desprezível" e prometeu que Ancara não cairia em tais provocações.
Um homem queimou uma cópia do livro sagrado do Islã do lado de fora de uma mesquita no centro de Estocolmo na quarta-feira (28), primeiro dia do feriado de Eid al-Adha, provocando críticas de muitos países de maioria muçulmana. A manifestação recebeu sinal verde da polícia depois que um tribunal anulou a proibição de um protesto semelhante. O primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, chamou a decisão de "legal, mas inadequada".
Em um discurso televisionado para o Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP, na sigla em turco), Erdogan descartou o controverso protesto como uma tentativa dos "inimigos do Islã e da humanidade" de semear a discórdia com a permissão da polícia.
"Aqueles que permitem e toleram tais atos desprezíveis não conseguirão realizar suas ambições. Não cederemos à política de ameaças e provocações", disse o presidente.
O vice-presidente turco, Cevdet Yilmaz, falando em um evento separado na cidade de Adiyaman, argumentou que a queima do livro religioso na Suécia não tinha nada a ver com a liberdade de expressão e exigiu que o país nórdico "tomasse medidas concretas".
O líder da oposição da Turquia, Kemal Kilicdaroglu, que desafiou Erdogan em uma corrida presidencial recente — apoiado pelo Ocidente — repetiu as críticas à inação da Suécia sobre o que chamou de "crime de ódio", enquanto o chefe da Liga Árabe, Ahmed Aboul Gheit, disse que o governo sueco é responsável por suas consequências.
A queima do Alcorão obscureceu ainda mais as perspectivas da Suécia de ingressar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) em breve. As objeções à sua adesão por parte da Turquia, um membro da OTAN, vão pesar fortemente sobre a próxima cúpula da aliança em Vilnius, marcada para 11 e 12 de julho.
Alcorão - Sputnik Brasil, 1920, 29.06.2023
Panorama internacional
Vários países muçulmanos condenam a queima do Alcorão com aval de autoridades na Suécia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала