- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Chanceler britânico quer ver o Brasil no Conselho de Segurança da ONU

© AP Photo / Mary AltafferDiretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Mariano Grossi, fala por vídeo ao Conselho de Segurança das Nações Unidas durante reunião sobre ameaças à paz e segurança internacionais, 11 de agosto de 2022
Diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Mariano Grossi, fala por vídeo ao Conselho de Segurança das Nações Unidas durante reunião sobre ameaças à paz e segurança internacionais, 11 de agosto de 2022  - Sputnik Brasil, 1920, 29.06.2023
Nos siga no
O secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, James Cleverly, considera a reforma do Conselho de Segurança da ONU, inclusive com o convite do Brasil, como uma de suas prioridades políticas.

"Eu tenho cinco prioridades transnacionais. Primeiro, a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Nós queremos ver a representação permanente da África e a adesão alargada à Índia, Brasil, Alemanha e Japão", disse Cleverly hoje (29).

O anúncio foi feito em uma conferência no think tank Chatham House em Londres, onde Cleverly apelou a um sistema multilateral revigorado.
Membros do Conselho de Segurança participam de reunião do Comitê Especial de Política e Descolonização na sede da ONU, 11 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 26.06.2023
Panorama internacional
Não há alternativa à ONU, mas Conselho de Segurança deve ser expandido, diz ex-vice-chefe
Cleverly também identificou como suas prioridades a reforma das instituições financeiras internacionais, a sustentabilidade das finanças públicas em países de baixa e média renda, o desenvolvimento do livre comércio internacional e da inteligência artificial.
Atualmente, há cinco membros permanentes do Conselho Permanente – Reino Unido, China, França, Rússia e Estados Unidos, representando as nações vencedoras da Segunda Guerra Mundial, que têm o poder de vetar resoluções – e dez outros membros eleitos em uma base rotativa.
Discurso no evento “Power Our Planet” em Paris, 22 de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 27.06.2023
Panorama internacional
Encontros e desencontros: a crítica brasileira à Europa no discurso de Lula em Paris
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала