- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Lula sobe tom ao falar sobre UE-Mercosul: 'É preciso ser sério para exigir seriedade dos outros'

© AFP 2023 / Sergio LimaO presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva fala durante a cerimônia de lançamento do 'Plano Safra' (Plano Safra) 2023-2024, uma estrutura de política agrícola implementada pelo governo brasileiro, em Brasília, em 27 de junho de 2023
O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva fala durante a cerimônia de lançamento do 'Plano Safra' (Plano Safra) 2023-2024, uma estrutura de política agrícola implementada pelo governo brasileiro, em Brasília, em 27 de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 27.06.2023
Nos siga no
Presidente indagou quem dos europeus cumpriu as metas do Acordo de Paris "mais do que o Brasil" e questionou novamente as exigências europeias que apontam para uma cobrança unilateral.
Nesta terça-feira (27), durante evento de lançamento do Plano Safra, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva relembrou a ação votada pelo parlamento da França neste mês, na qual a Casa aprovou que "não vai querer fazer acordo" porque acha que o Brasil não pode cumprir as metas do Acordo de Paris.
Lula então questionou "quem deles cumpriu alguma meta mais do que nós [Brasil]?", segundo o jornal O Globo
"Vocês viram agora que o Congresso francês aprovou que não vai querer fazer acordo com o Mercosul porque eles acham que o Brasil pode não cumprir as metas [do Acordo] de Paris. E quem cumpre? Quem deles cumpriu alguma meta agora mais do que nós? Quem deles cumpriu? É importante que a gente seja sério para que a gente possa exigir seriedade dos outros para conosco", afirmou o mandatário.
No dia 13 de junho, a Assembleia Nacional da França estabeleceu condições para aprovar um eventual acordo UE-Mercosul, pedindo ao presidente, Emmanuel Macron, que faça oposição ao pacto comercial.
Os parlamentares também propuseram uma cláusula no pacto que diga que se o Acordo de Paris for violado, o pacto UE-Mercosul deve ser desfeito, conforme noticiado.
Durante sua viagem a Paris na semana passada, Lula disse que "está doido para fechar o acordo", mas que as últimas exigências dos parceiros europeus soavam como "ameaças".
O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a sessão de encerramento da Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global, 23 de junho de 2023, em Paris. - Sputnik Brasil, 1920, 23.06.2023
Panorama internacional
Lula 'está doido' pelo acordo UE-Mercosul, mas exigências impostas pelo bloco são 'ameaça' ao Brasil
No início do mês, durante encontro com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, Lula também deixou claro sua insatisfação com um trecho do acordo que fala sobre compras governamentais, o qual permitiria o mesmo tratamento dado a empresas brasileiras e europeias em licitações públicas federais.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала