- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Dinamarca planeja treinar até 6 pilotos ucranianos de caça F-16 simultaneamente, segundo mídia

© AP Photo / LIBKOSPilotos da Força Aérea ucraniana posam para uma foto em um avião Su-25 em uma base no leste da Ucrânia, 4 de maio de 2023.
Pilotos da Força Aérea ucraniana posam para uma foto em um avião Su-25 em uma base no leste da Ucrânia, 4 de maio de 2023. - Sputnik Brasil, 1920, 27.06.2023
Nos siga no
A Dinamarca espera poder treinar simultaneamente até seis pilotos ucranianos e até 40 outros militares para fazer a manutenção dos caças F-16, com o período de treinamento dependendo das competências dos próprios pilotos, disse o Ministério da Defesa dinamarquês à Reuters.
A Dinamarca e os Países Baixos, membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), estão na vanguarda de uma coalizão dos países ocidentais cujo objetivo é treinar pilotos e equipes de manutenção ucranianos e fornecer os caças F-16 para a Ucrânia.

"O diálogo e o planejamento ainda estão em andamento e é por isso que ainda não há um plano final", cita a Reuters o Ministério da Defesa da Dinamarca.

O artigo observa que a Ucrânia, que lançou recentemente uma ofensiva contra as forças russas, pediu várias vezes que os países ocidentais fornecessem aeronaves e treinassem seus pilotos, a fim de obter superioridade aérea.
Um caça F-35B da Força Aérea dos EUA - Sputnik Brasil, 1920, 26.06.2023
Operação militar especial russa
Força Aérea dinamarquesa mudará para F-35 mais cedo, acelerando entrega de F-16 para Kiev
Mas, até o momento, nenhum país se comprometeu a enviar caças F-16 para a Ucrânia, apenas a Polônia e a Eslováquia forneceram 27 aparelhos MiG-29 soviéticos para Kiev, indica a Reuters.

"A Dinamarca espera poder treinar até seis pilotos ucranianos de cada vez, além de até 40 soldados para trabalhos de preparação e manutenção", informa o artigo, citando o Ministério da Defesa dinamarquês.

No entanto, o Ministério da Defesa ainda não pode dizer quanto tempo levará todo o treinamento, pois isso dependerá da experiência de combate e das competências linguísticas dos pilotos ucranianos.
Um par de F-16 Fighting Falcons da Força Aérea dos EUA - Sputnik Brasil, 1920, 19.06.2023
Operação militar especial russa
Lockheed Martin está pronta para treinar ucranianos para pilotar F-16 quando OTAN chegar a acordo
Anteriormente, a ministra da Defesa holandesa, Kajsa Ollongren, disse que seu país e a Dinamarca estavam trabalhando para iniciar o treinamento de pilotos ucranianos em caças F-16 neste verão europeu.
Em meados de junho, o ministro interino da Defesa dinamarquês, Troels Lund Poulsen, afirmou que a Dinamarca espera começar a treinar os pilotos ucranianos já em agosto.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала