- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Dezenas de detidos foram torturados em centros de detenção ucranianos, diz relatório da ONU

© AP Photo / Eduardo MunozEdifício que sedia a Organização das Nações Unidas (ONU) visto a partir do salão da Assembleia Geral, em 21 de setembro de 2021
Edifício que sedia a Organização das Nações Unidas (ONU) visto a partir do salão da Assembleia Geral, em 21 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 27.06.2023
Nos siga no
A Organização das Nações Unidas registrou um aumento significativo nas violações da lei pelos militares da Ucrânia, de acordo com o relatório do Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH).
A quantidade de violações dos direitos humanos à liberdade e segurança pelas tropas ucranianas aumentou acentuadamente desde 24 de fevereiro de 2022, incluindo detenções arbitrárias e desaparecimentos forçados, de acordo com o relatório.
Observa-se que o ACNUDH documentou 75 casos de detenção arbitrária de civis (17 mulheres, 57 homens e um menino), "alguns dos quais também foram desaparecimentos forçados, cometidos principalmente por agências policiais ou pelas Forças Armadas da Ucrânia".
O documento também afirma que mais de 40 prisioneiros em prisões ucranianas informaram à ONU que foram torturados e abusados sexualmente, principalmente em centros de detenção secretos.

"Dos detidos entrevistados e relacionados ao conflito, 43 [34 homens e nove mulheres] forneceram relatos credíveis de tortura e maus-tratos cometidos por agentes da lei, militares ou guardas em instalações de detenção não oficiais ou muito menos - em centros de detenção oficiais", relata o documento.

Além disso, se diz que na Ucrânia foram registrados casos em que civis que ajudaram a distribuir e entregar a ajuda humanitária aos territórios controlados pela Rússia foram presos na Ucrânia por "cooperar com o inimigo".
Membros do Conselho de Segurança participam de reunião do Comitê Especial de Política e Descolonização na sede da ONU, 11 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 26.06.2023
Panorama internacional
Não há alternativa à ONU, mas Conselho de Segurança deve ser expandido, diz ex-vice-chefe
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала