- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Bolsonaro admite chance de inelegibilidade e diz que pode ir para EUA se tornar 'garoto propaganda'

© AFP 2023 / Silvio AvilaO ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro gesticula após um evento realizado pelo Partido Liberal no Auditório Dante Barone em Porto Alegre, Brasil, em 23 de junho de 2023
O ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro gesticula após um evento realizado pelo Partido Liberal no Auditório Dante Barone em Porto Alegre, Brasil, em 23 de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 27.06.2023
Nos siga no
Ex-presidente diz que a "tendência" é se tornar inelegível, mas que continua "imbrochável até que se prove ao contrário". Ao justificar porque escolheu militares para compor seu governo, Bolsonaro responde que colocou "amigos" e "se eu fosse petista, ia botar ladrões lá".
Nesta terça-feira (27), perto de começar o segundo dia do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ex-mandatário disse novamente que "não vai se desesperar".

"A tendência, o que todo o mundo diz, é que eu vou me tornar inelegível. Eu não vou me desesperar. O que que eu posso fazer? Eu sou imbrochável até que se prove o contrário. Vou continuar fazendo a minha parte", afirmou Bolsonaro à Folha de São Paulo.

O ex-presidente também falou sobre as invasões aos prédios dos três Poderes em Brasília. Em sua visão, o fato de o TSE ter colocado o episódio na ação julgada hoje (27) foi um "absurdo" e cita o PT quando se refere a quem escolheu para o governo.
"Desde janeiro de 2019 falaram que eu ia dar o golpe: 'Vai dar o golpe, vai dar o golpe'. 'Olha, botou militar'. Eu botei gente que era do meu círculo de amizade. Se eu fosse petista, ia botar ladrões lá", afirmou.
Bolsonaro em Porto Alegre, 22 de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 22.06.2023
Notícias do Brasil
'Golpe não tem papel, tem fuzil e arma na cara', diz Bolsonaro ao negar conhecer documentos achados
Ao mesmo tempo, Bolsonaro admitiu que sua mulher, Michelle Bolsonaro, poderia vir como candidata, entretanto enfatizou que o que ela é boa é "como cabo eleitoral".
"Se ela quiser, ela pode sair candidata. Mas o que eu converso com a Michelle é que ela não tem experiência. Para ser prefeito de cidade pequena já não é fácil. Lidar com 594 parlamentares [entre deputados e senadores] não é fácil também. Eu acredito que ela não tem experiência para isso. Mas é excelente cabo eleitoral."
Ainda sobre outro nome para presidência caso ele fique inelegível, o jornal pergunta sobre Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo. Bolsonaro diz que ele é um ótimo nome, "mas primeiro preciso conversar com ele". No entanto, relata que tem "uma bala de prata".
"Ele [Tarcísio] é um excelente gestor. [...] Teria que conversar com ele." A Folha então pergunta que se não fosse o governador, quem seria então. Bolsonaro diz que "tenho a bala de prata, mas não vou te dizer, para você não ficar perturbando, no bom sentido. Eu tenho a bala de prata, mas não vou revelar".
O presidente brasileiro Jair Bolsonaro, à direita, que está concorrendo a outro mandato, gesticula durante uma coletiva de imprensa após o fechamento das eleições gerais ao lado de seu filho Flavio Bolsonaro em Brasília, Brasil, 2 de outubro de 2022. - Sputnik Brasil, 1920, 26.05.2023
Notícias do Brasil
Prefeitura do Rio: Flávio Bolsonaro se chateia com o pai; Braga Netto impõe condição para concorrer
O ex-chefe de Estado também declarou ao jornal que pode deixar o país de acordo com o resultado do julgamento do TSE. Segundo ele, há um convite para trabalhar nos Estados Unidos para ser "garoto propaganda".
"Eu tenho um convite para trabalhar nos Estados Unidos. Lá vivem, eu calculo, 1,4 milhão de brasileiros. Não sei o número exato. Fui convidado para ser garoto propaganda lá. De venda de imóveis. [...] Fui numa hamburgueria e encheu de gente. Eu enchi a pança e não paguei nada. O meu cachê foi comer de graça", afirmou.
O TSE retoma, nesta terça-feira (27), o julgamento da ação que pode tornar Jair Bolsonaro inelegível pelo período de oito anos. A sessão da Corte Eleitoral, que está marcada para às 19h00, começa com a leitura do voto do relator, ministro Benedito Gonçalves.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала