DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Arqueólogos mexicanos encontram antigo navio de 400 anos de conquistadores (FOTO)

© Depositphotos.com / Franshendrik_TambunanPanorama do lago no cratera no vulcão Toba em Sumatra, Indonésia
Panorama do lago no cratera no vulcão Toba em Sumatra, Indonésia - Sputnik Brasil, 1920, 27.06.2023
Nos siga no
Arqueólogos do Instituto Nacional de Antropologia e História do México (INAH, na sigla em inglês) descobriram os restos de um navio de madeira de 400 anos durante uma escavação na cidade mexicana de Chalco de Díaz Covarrubias.
As escavações permitiram localizar sete traves de madeira de um metro de comprimento por 25 cm de largura.
© Foto / Guillermo Hernandez GarciaOs restos de um navio de madeira de 400 anos descobertos durante uma escavação de resgate na cidade de Chalco de Díaz Covarrubias, México
Os restos de um navio de madeira de 400 anos descobertos durante uma escavação de resgate na cidade de Chalco de Díaz Covarrubias, México - Sputnik Brasil, 1920, 27.06.2023
Os restos de um navio de madeira de 400 anos descobertos durante uma escavação de resgate na cidade de Chalco de Díaz Covarrubias, México
As madeiras datam do período inicial do Vice-Reino da Nova Espanha após a conquista espanhola do Império Asteca e a queda de sua capital, Tenochtitlán, em 1521, que o conquistador Hernán Cortés nomeou o território da Nova Espanha.
Na época, o local da escavação teria sido na região do lago Chalco, um dos Grandes Lagos em homenagem à antiga cidade de Chalco. O lago Chalco, juntamente com Texcoco, Zumpango e Xaltocan e o Xochimilco de água doce, eram o lar de muitas culturas mesoamericanas, como os toltecas e os astecas.
Com base na curvatura externa das madeiras, os pesquisadores sugerem que elas podem ter pertencido a um navio do tipo brigantine (veleiro de dois mastros e pelo menos duas velas no mastro principal) usado pelos espanhóis conquistadores ou, possivelmente, para segurar canoas dos povos indígenas na margem do lago.
Relatos históricos indicam que os espanhóis construíram uma marinha composta por navios do tipo brigantine de casco raso para tomar os Grandes Lagos em 1521. Os navios foram construídos a partir de madeira recuperada e outros equipamentos dos navios que Cortés tinha ordenado serem destruídos quando desembarcou em Vera Cruz em abril de 1519.
As escavações do INAH também descobriram os restos de um assentamento a uma profundidade de 2,5 metros. O assentamento estava localizado na margem nordeste do lago Chalco, perto das ruínas da antiga cidade de Tlatilco, em Tlapacoya.
Arqueologia na Pompeia, Itália - Sputnik Brasil, 1920, 27.06.2023
Ciência e sociedade
Pintura de 'ancestral da pizza' italiana é encontrada em antigas ruínas romanas de Pompeia (FOTO)
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала