DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Surgem incríveis FOTOS de Marte em luz ultravioleta da NASA

CC BY-SA 2.0 / Flickr / VMC The Mars Webcam / Marte (imagem referencial)
Marte (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 26.06.2023
Nos siga no
A agência espacial divulgou imagens recém-captadas por sua sonda MAVEN, que, além de seu valor artístico, foram qualificadas como importantes para a futura compreensão do Planeta Vermelho.
A agência espacial norte-americana NASA publicou na quinta-feira (22) fotos que mostram Marte em luz ultravioleta, captadas pela espaçonave MAVEN.
Marte parece muito legal em ultravioleta.
(novas imagens da MAVEN da NASA)
A técnica usada pela NASA, feita em julho de 2022 e janeiro de 2023 através do Espectrógrafo de Imagem Ultravioleta da MAVEN, mede comprimentos de onda entre 110 e 3.340 nanômetros, o que está bem fora do espectro visível. As áreas roxas são o ozônio na atmosfera do Planeta Vermelho, enquanto o branco e o azul são as nuvens e a neblina no céu.
"Ao observar o planeta em comprimentos de onda ultravioleta, os cientistas podem obter informações sobre a atmosfera marciana e visualizar as características da superfície de maneira notável", de acordo com a agência espacial.
Marte tem, igual à Terra, quatro estações diferentes, que no entanto, são duas vezes mais longas do que as do nosso planeta, já que o ano marciano equivale a aproximadamente dois anos terrestres. A foto tirada em julho de 2022 mostra o verão no hemisfério sul de Marte, o período em que o planeta estava mais próximo do Sol. Na foto, é possível ver a Argyre Planitia, uma das maiores bacias do planeta, formada por asteroides e repleta de névoa atmosférica, e o nublado Valles Marineris.
A segunda foto mostra o hemisfério norte durante o inverno, com uma abundância de nuvens brancas e uma amálgama roxa de ozônio no polo norte.
Segundo os cientistas da NASA, os dados recebidos junto com as fotos aumentam a compreensão da história do clima marciano.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала