- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Especialista militar avalia chances da Europa criar meios de proteção contra armas hipersônicas

© Sputnik / Anton DenisovCaça-interceptador MiG-31K com um míssil hipersônico Kinzhal voa do distrito de Istra para Moscou para participar da Parada da Vitória, em 9 de maio, na Rússia
Caça-interceptador MiG-31K com um míssil hipersônico Kinzhal voa do distrito de Istra para Moscou para participar da Parada da Vitória, em 9 de maio, na Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 26.06.2023
Nos siga no
O desenvolvimento de meios de proteção contra armas hipersônicas pressupõe antes disso a criação de seu próprio armamento hipersônico, que a Europa atualmente não possui. Portanto, parece pouco provável que surja uma proteção deste tipo no curto prazo, disse especialista militar russo e coronel aposentado Viktor Litovkin ao portal Lenta.ru.
Anteriormente, a empresa europeia de fabricação de mísseis MBDA informou que planeja desenvolver um protótipo de sistema de defesa contra armas hipersônicas dentro de três anos, aponta The Telegraph, citando o CEO da empresa. Segundo o jornal, a MBDA tem acordos em estágio inicial com França, Itália, Alemanha e Países Baixos para desenvolver um protótipo nos próximos três anos.

"Claro que é possível criar uma defesa contra armas hipersônicas: quando há espada, sempre deve haver um escudo. Mas, para fazer isso, você precisa criar sistemas que funcionarão em velocidades hipersônicas, por enquanto não há conhecimento de tais [sistemas]. Por outro lado, pode se fazer qualquer tipo de planos: os sistemas de defesa podem aparecer em 15 ou em 50 anos. Em geral, isso é em grande parte um plano para aumentar a alocação de dinheiro para o complexo industrial-militar", disse o especialista.

Litovkin considerou improvável que sistemas de defesa contra armas hipersônicas sejam desenvolvidos no curto prazo. Especialmente considerando que os países europeus até agora ainda não conseguiram criar mísseis hipersônicos.
"Estes são problemas que estão interligados. Como eles construirão sistemas de proteção se ainda não criaram mísseis dos quais vão se defender? Penso que nossos desenvolvedores também estão trabalhando em sistemas de defesa contra armas hipersônicas. Não sei em que estágio está tudo isso, mas a lógica dita que o trabalho deve estar ativo. Em qualquer caso, neste momento ninguém no mundo tem [tais] sistemas de proteção", concluiu ele.
Em Sochaczew, na Polônia, tropas norte-americanas e polonesas realizam teste com o sistema antiaéreo Patriot, em 21 de março de 2015 - Sputnik Brasil, 1920, 19.05.2023
Panorama internacional
Complexo antiaéreo Patriot em Kiev falhou todos os 32 mísseis lançados contra Kinzhal, diz portal
Em maio, o Ministério da Defesa da Rússia informou que destruiu cinco unidades de sistemas de defesa antiaérea Patriot em Kiev com uso de mísseis hipersônicos Kinzhal.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала