- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Ataque nuclear russo à Ucrânia deve ser considerado ataque à OTAN, segundo senadores dos EUA (VÍDEO)

© AFP 2023 / Kevin DietschSenador norte-americano Lindsey Graham durante coletiva no Capitólio dos EUA, em Washington. Foto de arquivo
Senador norte-americano Lindsey Graham durante coletiva no Capitólio dos EUA, em Washington. Foto de arquivo - Sputnik Brasil, 1920, 23.06.2023
Nos siga no
Dois senadores norte-americanos apresentaram na quinta-feira (22) uma resolução na câmara alta do Congresso para que, caso a Rússia use armas nucleares na Ucrânia, isso seja considerado um ataque à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

"Estamos apresentando uma resolução hoje que diz que, se a Rússia ou Belarus [...] explodirem um dispositivo nuclear na Ucrânia para impedir a contraofensiva ou para tentar quebrar a vontade do povo ucraniano, esse ataque deve ser considerado um ataque à própria OTAN", disse o senador republicano Lindsey Graham em uma coletiva de imprensa.

Segundo ele, a adoção da resolução enviará uma mensagem à liderança russa de que o uso de armas nucleares "vai levar a uma guerra com a OTAN".
Graham apresentou a resolução junto com o senador democrata Richard Blumenthal. O documento, mesmo se aprovado, não vai ser vinculativo para o executivo, tendo caráter de recomendação.
Mais cedo, o presidente russo Vladimir Putin disse que o uso de armas nucleares é teoricamente possível se a existência do Estado russo, sua independência e soberania forem ameaçadas.
Ao mesmo tempo, o líder russo enfatizou que as armas nucleares foram criadas para garantir a segurança da Rússia no sentido mais amplo da palavra, mas a Rússia não tem necessidade de usá-las.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала