- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Porta-aviões dos EUA deve visitar porto no Vietnã em meio a tensões no mar do Sul da China

© AP Photo / Marinha dos EUA / Especialista de comunicação em massa de 2ª classe Kaila V. PetersNavios dos EUA e Japão realizando exercícios no mar do Sul da China
Navios dos EUA e Japão realizando exercícios no mar do Sul da China - Sputnik Brasil, 1920, 23.06.2023
Nos siga no
O porta-aviões dos EUA USS Ronald Reagan deve fazer uma escala no porto da cidade vietnamita de Da Nang em 25 de junho, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores do Vietnã.
Passagem de navios de guerra dos EUA é qualificada por Pequim como violação do direito internacional e um estratagema para minar a soberania e a segurança da China tem provocado muitas tensões no mar do Sul da China. Apesar de Pequim repetidamente censurar tais ações, Washington insiste que sua força naval permanecerá na área.
O porta-aviões de propulsão nuclear da classe Nimitz visitará o Vietnã de 25 a 30 de junho, e a chegada do navio de guerra norte-americano é programada para marcar o 10º aniversário da parceria abrangente entre as nações, disse Pham Thu Hang, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores vietnamita, em uma coletiva de imprensa.

"Como todos sabemos, o Vietnã tem recebido escalas de navios de outros países em portos, incluindo a próxima visita do USS Ronald Reagan. Este é um intercâmbio comum, destinado a contribuir para paz, estabilidade, cooperação e desenvolvimento na região e no mundo", detalhou a porta-voz.

O USS Ronald Reagan é o navio-chefe do Grupo de Ataque de porta-aviões 5 que atualmente opera no mar do Sul da China, de acordo com o Pentágono.
Porta-aviões USS Gerald R. Ford da Marinha dos EUA é visto a caminho do Fiorde de Oslo, Jeloya, Noruega, 24 de maio de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 25.05.2023
Panorama internacional
Simulação de guerra da China revela 'destruição total' de grupo de porta-aviões de topo dos EUA
O Mar do Sul da China é uma área altamente reivindicada, já que a China tem mantido disputas territoriais com Taiwan, Indonésia, Malásia, Vietnã, Filipinas e Brunei. A disputa marítima de décadas centra-se em torno de ilhas na zona que têm reservas de fontes de energia inexploradas.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала