- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

China reforça patrulhas no estreito de Taiwan após passagem de navio dos EUA

© AP Photo / Aaron FavilaStratton (WMSL 752), navio da Guarda Costeira dos EUA, passa durante exercício naval da Guarda Costeira do país nas águas da província de Bataan, Filipinas, 6 de junho de 2023
Stratton (WMSL 752), navio da Guarda Costeira dos EUA, passa durante exercício naval da Guarda Costeira do país nas águas da província de Bataan, Filipinas, 6 de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 22.06.2023
Nos siga no
Navios chineses escoltaram uma embarcação da Guarda Costeira dos EUA que atravessou o estreito de Taiwan, e haverá resposta a esse evento, sublinhou a Polícia Marítima da China.
Pequim intensificará as patrulhas nas águas sob sua jurisdição e protegerá firmemente sua soberania, disse na quinta-feira (22) Gan Yu, porta-voz da Polícia Marítima da China.
O navio Stratton, da Guarda Costeira dos Estados Unidos, passou na quarta-feira (21) pelo estreito de Taiwan, disse ele.
Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken (à esquerda), cumprimenta Wang Yi, da Comissão de Relações Exteriores do Comitê Central do PC da China (à direita), em Pequim,19 de junho de 2023. - Sputnik Brasil, 1920, 20.06.2023
Panorama internacional
Progresso sem mudar posições: será que visita de Blinken à China pode significar algum avanço?
Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA, concluiu na terça-feira (20) uma visita de dois dias à China, na qual Washington tinha grandes esperanças de melhorar as relações em deterioramento, inclusive em relação à situação com Taiwan. Na quarta-feira (21) Joe Biden, presidente dos EUA, também chamou o líder chinês Xi Jinping de ditador.
"Os navios da Polícia Marítima da China o escoltaram durante todo o trajeto, respondendo de acordo com a lei. A Polícia Marítima da China intensificará as patrulhas nas águas sob jurisdição chinesa e protegerá firmemente a soberania, a segurança, os direitos e os interesses estatais no mar", disse Gan Yu.
A situação em torno de Taiwan piorou significativamente após uma visita à ilha no início de agosto de 2022 por Nancy Pelosi, então presidente da Câmara dos Representantes dos EUA (2019-2022). A China, que considera a ilha uma de suas províncias, condenou a visita da alta responsável americana, que viu como um ato de apoio dos EUA ao separatismo de Taiwan, e realizou em seguida grandes exercícios militares em torno da ilha.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала