- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Analista: lutando pelo Sul Global, França busca ter voz em estruturas globais do futuro como BRICS

© AP Photo / Gregoire MerotApoiadores da chamada operação Wuambushu, que visa expulsar migrantes, se reúnem em um estádio de futebol em Chirongui, no território francês de Mayotte, Oceano Índico, 27 de abril de 2023.
Apoiadores da chamada operação Wuambushu, que visa expulsar migrantes, se reúnem em um estádio de futebol em Chirongui, no território francês de Mayotte, Oceano Índico, 27 de abril de 2023. - Sputnik Brasil, 1920, 22.06.2023
Nos siga no
A Rússia tem afastado os interesses da França na África, e Paris, que é sensível a isso, está buscando novas estruturas globais, como o BRICS, disse à Sputnik a especialista em relações internacionais e doutora em História Yevgenia Obichkina.
Os países do BRICS estarão representados em Paris em uma cúpula sobre um novo pacto financeiro entre o Norte e o Sul nos dias 22 e 23 de junho, mas a Rússia não foi convidada.
Anteriormente, foi relatado que o presidente francês Emmanuel Macron havia solicitado ao presidente sul-africano Cyril Ramaphosa a oportunidade de participar da cúpula do BRICS em Joanesburgo, em agosto próximo.

"Agora que todos estão lutando pelo 'Sul Global', a França está agindo no interesse da política europeia [...]. Ela considera possível que sua diplomacia apresente tais iniciativas. Ela está competindo com a Rússia, mas não no que diz respeito [diretamente] ao BRICS [...]. A competição é pela África", disse a especialista.

Bandeiras dos cinco países que compõem o BRICS tremulam na frente de uma aeronave da Air China na qual o presidente chinês Xi Jinping chegou para participar da cúpula do BRICS em Goa, Índia, 15 de outubro de 2016 - Sputnik Brasil, 1920, 22.06.2023
Panorama internacional
Vice-chanceler russo: presença da França na cúpula do BRICS é inadequada; é país hostil à Rússia
Obichkina explicou que no continente africano a Rússia afastou significativamente os interesses franceses e que "a França é muito sensível a isso".

"Agora se trata mais de encontrar maneiras de entrar nas estruturas globais de amanhã. E é desejável que essas estruturas não sejam formadas em detrimento da União Europeia, ou seja, não em detrimento da França", comentou ela a iniciativa de Macron.

Ela acrescentou que a soberania da França sofre com o unilateralismo dos EUA, especialmente com as sanções extraterritoriais e sanções secundárias contra empresas e bancos franceses.
Ao mesmo tempo, a França está totalmente integrada ao sistema financeiro internacional e as contradições entre a Zona do Euro e os EUA não são totalmente antagônicas, de acordo com Obichkina.
Ela acredita que a França quer evitar uma divisão entre o Norte e o Sul e que sua política tem como objetivo "superar os fenômenos da crise da globalização".
Nesta foto de folheto fornecida pela agência anfitriã de fotos RIA Novosti, o presidente russo Vladimir Putin, centro de fundo, participa de uma reunião com uma delegação de líderes africanos e altos funcionários em São Petersburgo, Rússia, 17 de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 20.06.2023
Panorama internacional
O turbulento rumo para paz: análise das propostas do Sul Global para solução do conflito na Ucrânia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала