- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Taiwan 'cobra' maior aproximação da Europa além de interesse em microchips

© AP Photo / Chiang Ying-yingO logo da Taiwan Semiconductor Manufacturing (TSMC) em sua sede em Hsinchu, província chinesa de Taiwan, 10 de outubro de 2021
O logo da Taiwan Semiconductor Manufacturing (TSMC) em sua sede em Hsinchu, província chinesa de Taiwan, 10 de outubro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 20.06.2023
Nos siga no
Os países europeus que buscam atrair investimentos da fabricante de chips Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. (TSMC) deveriam fortalecer as relações com Taipé, afirmou o MRE da ilha.
De acordo com o ministro das Relações Exteriores de Taiwan, Joseph Wu, citado pelo veículo de imprensa Politico, a Europa não pode ignorar o desejo de Taiwan de criar "melhores relações", principalmente se os países europeus, como a Alemanha, estiverem dispostos a obter tecnologias avançadas de fabricação de microchips da ilha.
"Embora não sejamos egoístas ao impedir que a TSMC realize investimentos em outros países, certamente esperamos que outros países que queiram atrair a TSMC para fazer investimentos, possam também pensar na situação em que Taiwan se encontra, ou a posição da TSMC em Taiwan", afirmou.
O ministro ressaltou que Taipé não está impondo condições aos investimentos da TSMC na Europa, e que depende da empresa decidir se uma fábrica europeia é confiável.
Além disso, o MRE taiwanês afirmou que existe um problema filosófico, já que um país que deseja a ajuda da ilha também deveria considerar um panorama mais amplo de suas relações.
Apesar da situação "desprivilegiada", Wu agradeceu à pressão europeia contra Pequim para a manutenção do "status quo" no estreito de Taiwan.
Mesmo com todo o reconhecimento, o MRE voltou a insistir que Bruxelas deveria considerar uma maior cooperação, incluindo um acordo integral de investimento bilateral com a ilha.
Antony Blinken durante coletiva de imprensa com o secretário de Relações Exteriores britânico, James Cleverly. Washington, EUA, 17 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 19.06.2023
Panorama internacional
Congressistas dos EUA apelam a Blinken para ir a Taiwan após a sua visita na China
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала