- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Encontro de Blinken e Wang Yi: China não se comprometerá com questão de Taiwan

© AP Photo / Leah MillisSecretário de Estado dos EUA, Antony Blinken (à esquerda), cumprimenta Wang Yi, da Comissão de Relações Exteriores do Comitê Central do PC da China (à direita), em Pequim,19 de junho de 2023.
Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken (à esquerda), cumprimenta Wang Yi, da Comissão de Relações Exteriores do Comitê Central do PC da China (à direita), em Pequim,19 de junho de 2023. - Sputnik Brasil, 1920, 19.06.2023
Nos siga no
O principal diplomata da China, Wang Yi, pediu na segunda-feira (19) que os Estados Unidos "reflitam profundamente" e gerenciem as diferenças com Pequim, advertindo contra julgar a China com base nas trajetórias tradicionais do Ocidente.

"As relações sino-americanas passaram por altos e baixos e é necessário que os EUA reflitam profundamente e trabalhem com a China para gerenciar conjuntamente as diferenças e evitar surpresas estratégicas", cita o South China Morning Post o chefe do Escritório da Comissão de Relações Exteriores do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC), Wang Yi.

De acordo com a emissora estatal chinesa CCTV, o alto diplomata disse ao secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, que sua visita de dois dias a Pequim ocorreu em um "momento crítico" nos laços entre os EUA e a China e que é "necessário fazer uma escolha entre o diálogo e o confronto, a cooperação e o conflito".
Wang Yi também pediu que os Estados Unidos não presumissem que a China está buscando o domínio e que Washington não deve julgar Pequim com base nas trajetórias das potências ocidentais tradicionais.
Continuando a importante diplomacia face a face em Pequim, eu me reuni hoje com o diretor do Escritório Central de Relações Exteriores, Wang Yi, para discutir uma série de questões bilaterais e globais que afetam as pessoas em casa e no mundo todo.
Ademais, o chefe da diplomacia do PCC exortou a parte norte-americana a não espalhar a "teoria da ameaça da China", a suspender as sanções unilaterais ilegais contra a China, a deixar de pressionar o desenvolvimento científico e tecnológico da China e de interferir arbitrariamente nos assuntos internos da China, relatou a CCTV.
Comentando as tensões devido a Taiwan, o lado chinês afirmou que "não há espaço para qualquer compromisso da China em relação a essa questão" e os Estados Unidos devem respeitar a soberania da China.

"Com uma atitude de responsabilidade perante o povo, a história e o mundo, devemos reverter a espiral descendente das relações sino-americanas, pressionar para que retornem a um caminho saudável e estável e trabalhar juntos para encontrar uma maneira correta de a China e os Estados Unidos se darem bem na nova era", declarou Wang Yi.

Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, chega a Pequim, China, 18 de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 18.06.2023
Panorama internacional
Relações China-EUA atingem ponto mais baixo desde seu estabelecimento, diz MRE chinês
No domingo (18), o chefe da chancelaria americana manteve conversações com o ministro das Relações Exteriores da China, Qin Gang.
Blinken, de acordo com o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Matthew Miller, enfatizou a importância de manter linhas abertas de comunicação para reduzir o risco de percepções errôneas e erros de cálculo, enfatizando que seu país "sempre defenderá os interesses e valores do povo americano".
O principal enviado de Washington convidou Qin a visitar Washington para continuar as discussões, e os altos diplomatas concordaram em agendar uma visita em um "momento mutuamente adequado".
O secretário de Estado dos EUA Antony Blinken está de visita em Pequim de 18 a 19 de junho.
Essa é a primeira viagem do secretário de Estado norte-americano à China nos últimos cinco anos e ocorre em meio a uma deterioração significativa nas relações entre Pequim e Washington motivada por uma série de questões, inclusive Taiwan, o incidente de um balão chinês abatido nos Estados Unidos e as divergências contínuas nas áreas de comércio e tecnologia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала