DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Clarão de raio dentro de vórtice é captado em Júpiter (FOTO)

© Foto / NASA/JPL-Caltech/SwRI/JunoCamIlustração artística de distribuição de raios no hemisfério norte de Júpiter que incorpora uma foto do instrumento JunoCam montado na sonda Juno da NASA com enfeites artísticos
Ilustração artística de distribuição de raios no hemisfério norte de Júpiter que incorpora uma foto do instrumento JunoCam montado na sonda Juno da NASA com enfeites artísticos - Sputnik Brasil, 1920, 19.06.2023
Nos siga no
A agência espacial norte-americana NASA publicou uma imagem captada pela sonda Juno mostrando um clarão de um raio dentro de um vórtice formado próximo ao polo norte de Júpiter.
Fenômenos como este ocorrem em Júpiter quando gases, incluindo o vapor d'água, são elevados das profundidades do planeta e, à medida que são congelados, as partículas de gelo se separam das gotas por convecção, produzindo uma descarga parecida com um raio.
Os relâmpagos no gigante gasoso são detectados com maior frequência próximos dos polos, diferentemente do nosso planeta, onde caem principalmente sobre a terra e com maior intensidade no equador.
Segundo a NASA, a imagem foi registrada no dia 30 de dezembro de 2020, no momento em que Juno completava seu 31º sobrevoo de Júpiter.
De acordo com a agência espacial, a sonda estava a apenas 32 mil quilômetros sobre as nuvens de Júpiter.
© Foto / NASA, Kevin M. Gill Clarão de raio dentro de vórtice é captado em Júpiter
Clarão de raio dentro de vórtice é captado em Júpiter - Sputnik Brasil, 1920, 19.06.2023
Clarão de raio dentro de vórtice é captado em Júpiter
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала