- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Governo dos EUA pondera abandonar acordo de ciência e tecnologia de 1979 assinado com a China

© AP Photo / Mark SchiefelbeinFuncionários trabalham em instalação de produção de semicondutores da Renesas Electronics, durante excursão organizada pelo governo para jornalistas em Pequim, em 14 de maio de 2020. A China anunciou incentivos fiscais para estimular o crescimento de sua indústria de semicondutores após sanções dos EUA
Funcionários trabalham em instalação de produção de semicondutores da Renesas Electronics, durante excursão organizada pelo governo para jornalistas em Pequim, em 14 de maio de 2020. A China anunciou incentivos fiscais para estimular o crescimento de sua indústria de semicondutores após sanções dos EUA - Sputnik Brasil, 1920, 18.06.2023
Nos siga no
O Acordo de Ciência e Tecnologia (STA, na sigla em inglês) EUA-China pode caducar em agosto deste ano se o governo norte-americano se recusar a renová-lo.
O governo dos EUA está ponderando deixar expirar um importante acordo de cooperação científica e tecnológica de décadas com a China, informou no domingo (18) a agência britânica Reuters.
O Acordo de Ciência e Tecnologia (STA, na sigla em inglês) EUA-China, assinado em 31 de janeiro de 1979, no mesmo ano em que os dois países estabeleceram relações diplomáticas, criou a base para um boom de intercâmbios acadêmicos e comerciais bilaterais, sendo o acordo mais antigo ainda em vigor entre os dois países. O acordo expira em 27 de agosto, caso não seja prorrogado novamente por mais cinco anos.
No governo dos EUA, incluindo no Departamento de Estado, que lidera as negociações, há opiniões contraditórias sobre a renovação, expiração ou renegociação do pacto, com alguns propondo acrescentar salvaguardas contra a "espionagem industrial" e exigir reciprocidade nas trocas de dados, relatam as fontes da Reuters.
Os defensores da renovação do STA argumentam que seu término sufocaria a cooperação acadêmica e comercial, e que, sem ele, os EUA perderiam informações valiosas sobre os avanços técnicos da China.
Segundo uma fonte da agência, o debate ainda parece ser dominado pelos defensores do acordo, mas também há uma facção crescente de funcionários e legisladores que acreditam que a cooperação na ciência e tecnologia está fazendo menos sentido em meio à competição entre os dois países. Muitas empresas dos EUA também expressaram descontentamento com algumas políticas da República Popular da China quanto ao setor empresarial.
"A tecnologia será a principal arena da concorrência global no próximo período, da mesma forma que os mísseis nucleares foram a característica definidora da Guerra Fria", comentou Kurt Campbell, coordenador do Indo-Pacífico dos EUA, em um fórum do Hudson Institute em junho, prevendo que os EUA não cederão nas áreas em que dominam.
Bandeiras dos EUA e da China - Sputnik Brasil, 1920, 14.06.2023
Panorama internacional
Ataque 'histérico' dos EUA contra tecnologia chinesa não está indo bem, dizem especialistas
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала