- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Profecia do BRICS? Renomado ativista alemão lembra discurso anti-imperialista de Hugo Chávez na ONU

© AFP 2023 / Leo RamirezHugo Chávez, presidente da Venezuela, dá discurso antes de partir para Cuba, em Caracas, Venezuela, 24 de março de 2012
Hugo Chávez, presidente da Venezuela, dá discurso antes de partir para Cuba, em Caracas, Venezuela, 24 de março de 2012 - Sputnik Brasil, 1920, 17.06.2023
Nos siga no
Kim Dotcom republicou um vídeo do ex-líder venezuelano, que em 2006 falou a favor da "igualdade dos povos, pelo respeito à soberania das nações".
O ativista alemão Kim Dotcom publicou na sexta-feira (16) um vídeo de Hugo Chávez, ex-presidente da Venezuela (1999-2013), que falou de um fortalecimento futuro dos países em desenvolvimento.
O vídeo do discurso, pronunciado em 2006 pelo líder falecido, durante a 61ª Assembleia Geral da ONU, mostra Chávez prevendo que países soberanos e independentes dos interesses dos EUA se rebelariam contra o "imperialismo" norte-americano para mudar o modelo imposto ao mundo. Dotcom relaciona assim a opinião do líder latino-americano à nova ordem mundial que está sendo construída por meio do BRICS.
"Hugo Chávez estava certo [...] BRICS+ surgiu", expressou Dotcom em um tweet onde mostra um fragmento do polêmico discurso proferido em Nova York pelo político venezuelano.
O BRICS, na época BRIC, surgiu em 2006, no ano do discurso de Chávez na ONU, para promover os interesses dos países em desenvolvimento. Mais tarde, em 2010, a África do Sul se juntou ao Brasil, China, Índia e a Rússia, formando assim o atual grupo e nome. Neste momento estão decorrendo negociações de adesão de vários outros países à organização e a desdolarização, processos reforçados pelas abrangentes sanções antirrussas, por parte dos países ocidentais, e pelo confisco de ativos russos em particular.
Bandeira do Egito tremula sobre prédio no Cairo. - Sputnik Brasil, 1920, 15.06.2023
Panorama internacional
Adesão do Egito ao BRICS fortalecerá a voz e o peso do bloco na arena mundial, opina analista chinês
No vídeo, Chávez falou sobre a rebelião demonstrada por países que não defendem os objetivos dos EUA, e que estavam se manifestando a favor de um mundo multipolar e justo para a humanidade, o que poria fim à dominação de Washington e à dependência do dólar americano.
"Tenho a impressão, senhor ditador imperialista, de que o senhor vai viver o resto de seus dias como um pesadelo, porque para onde quer que olhe, nós vamos surgir, aqueles que se levantam contra o imperialismo americano, aqueles que clamam pela liberdade plena do mundo, pela igualdade dos povos, pelo respeito à soberania das nações", declarou Hugo Chávez, em referência a George W. Bush, então presidente dos EUA (2001-2009).
"Sim, eles nos chamam de extremistas, mas somos insurgentes contra o império, somos insurgentes contra o modelo de dominação", acrescentou o alto responsável venezuelano naquela ocasião.
Dotcom respondeu em seguida a um comentário de outro usuário sobre a crise que a Venezuela enfrentou na última década, dizendo que a economia do país "foi destruída por aqueles que não gostavam do que os líderes da Venezuela tinham a dizer sobre o império dos EUA".
"Eles nacionalizaram tudo para se livrarem das corporações americanas que estavam roubando os vastos recursos naturais da Venezuela. Assumir uma posição de princípio contra o império dos EUA teve um custo. Mas, em um mundo multipolar a Venezuela pode prosperar", acrescentou o ativista alemão.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала