- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Presidente da Câmara dos EUA culpa Chile por aumento de violência no país e propõe corte de vistos

© AP Photo / Jose Luis MaganaO presidente da Câmara, Kevin McCarthy, da Califórnia, fala em uma coletiva de imprensa no Capitólio em Washington, em 31 de maio de 2023
O presidente da Câmara, Kevin McCarthy, da Califórnia, fala em uma coletiva de imprensa no Capitólio em Washington, em 31 de maio de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 17.06.2023
Nos siga no
Presidente da Câmara dos Representantes, Kevin McCarthy, ameaçou usar verbas do Congresso para bloquear financiamento de programa de isenção de vistos para o Chile, culpando o programa pelo aumento da atividade criminosa nos Estados Unidos.
Em uma coletiva de imprensa em Santa Ana na Califórnia na sexta-feira (16), McCarthy pediu ao secretário de Segurança Interna estadunidense, Alejandro Mayorkas, que suspendesse o programa, uma medida que permitiria às autoridades policiais verificar os antecedentes criminais daqueles que entraram no país, relata a Reuters.
Ele acusou Mayorkas de não tomar medidas para resolver o problema acrescentando que as dotações não permitirão que Mayorkas "use dinheiro quando relacionado ao Chile para o programa de isenção de visto até que esse problema seja resolvido".
"Se ele não agir, tomaremos essa ação nas próximas duas semanas dentro de nossas dotações", afirmou.
O presidente da Câmara dos Deputados também disse que as pessoas que entram nos Estados Unidos por meio do programa se juntam a organizações do crime organizado que, segundo ele, realizam batidas em residências e empresas na Califórnia e em outros lugares.
Mulher deposita voto durante plebiscito constitucional, em Santiago, no Chile, em 4 de setembro de 2022 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 12.09.2022
Panorama internacional
Despertou 'atenção de Washington': por que rejeição do plebiscito no Chile agradou os EUA?
O deputado Lou Correa, democrata do Comitê de Segurança Interna da Câmara, pediu a Mayorkas e ao secretário de Estado, Antony Blinken, que tomem medidas para impedir que o programa alimente atividades criminosas.
"Estou preocupado que alguns cidadãos do Chile estejam abusando do programa de isenção de visto para cometer roubos nos Estados Unidos, inclusive no meu distrito em Orange County", disse Correa em um comunicado na quinta-feira (15).
De acordo com a mídia britânica, tanto os republicanos quanto os democratas levantaram recentemente preocupações sobre o programa e seu impacto sobre o crime.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала