- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

União Europeia seria capaz de recuperar território conquistado pela China na América do Sul?

© AP Photo / John ThysBandeiras da União Europeia (UE) e da China são vistas no edifício Europa em Bruxelas, 17 de dezembro de 2019
Bandeiras da União Europeia (UE) e da China são vistas no edifício Europa em Bruxelas, 17 de dezembro de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 16.06.2023
Nos siga no
Bruxelas está tentando entrar em um território no qual "a China já estabeleceu um ponto de apoio", disse o analista Juan Alberto Rial à Sputnik sobre o interesse de a chefe da Comissão Europeia (CE) Ursula von der Leyen em lítio e outros recursos.
O especialista considerou positivo o fato de haver mais partes interessadas, embora tenha alertado para uma certa contradição com os obstáculos impostos ao Mercosul.
O lítio desempenhou um papel central na visita da Ursula von der Leyen ao Cone Sul da América do Sul.
Isso ficou explícito, pelo menos nas reuniões que ela teve com os presidentes da Argentina, Alberto Fernández, e do Chile, Gabriel Boric.
Com Fernández, com quem se reuniu em Buenos Aires em 13 de junho, von der Leyen assinou um memorando de entendimento para uma Parceria Estratégica sobre Cadeias de Valor Sustentáveis em Matérias-Primas.
Durante sua visita ao Chile, a enviada europeia destacou a importância de finalmente se assinar o Acordo-Quadro Avançado UE-Chile, que está em negociação desde 2015, e enfatizou os programas de cooperação em hidrogênio verde e lítio.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no Palácio do Planalto, Brasília, 12 de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 12.06.2023
Notícias do Brasil
'Nova era entre Brasil-UE': Ursula von der Leyen se reúne com Lula em Brasília
Assim como na Argentina, a chefe da Comissão Europeia expressou o interesse da Europa em "construir cadeias de valor" e "criar valor agregado local".
Em um diálogo com a Sputnik, o analista internacional argentino Juan Alberto Rial considerou que o lítio "desempenha um papel central" na agenda bilateral entre a União Europeia e a região, já que a Europa "está buscando fazer parte da exploração e da cadeia de valor" do elemento químico, um dos atrativos oferecidos pela América do Sul.
Rial destacou o fato de que a Europa está considerando investir na região com projetos que não sejam "meramente extrativos", mas associados a cadeias de valor.
O analista ressaltou que, com a aproximação, a UE está tentando entrar em um campo no qual "a China já se estabeleceu", com diferentes investimentos e parcerias estratégicas com a Argentina, o Chile e a Bolívia, os três países que compõem o chamado Triângulo do Lítio.
Rial considerou que, embora o gigante asiático tenha dado os primeiros passos nesse campo, "isso não significa que ele deva ser o único investidor".
Lançamento do míssil balístico de curto alcance sul-coreano Hyunmoo II durante as manobras conjuntas dos EUA e Coreia do Sul - Sputnik Brasil, 1920, 15.06.2023
Panorama internacional
Construção do mundo multipolar será turbulenta e Brasil deve se preparar para isso, diz analista
Mesmo assim, resta saber se a Europa pode oferecer "condições melhores do que as oferecidas pela China" para a região, em um contexto em que o continente europeu precisa de suprimentos de energia e alimentos devido aos efeitos do conflito na Ucrânia e às sanções impostas à Rússia.
Nesse contexto, Rial lembrou os problemas que a União Europeia e o Mercosul tiveram para finalizar um acordo de livre comércio, especialmente devido à relutância dos países europeus.
"Há muitos Estados que estão em uma posição muito resistente, como a França, onde conservadores e ecologistas votaram contra por causa de uma política que é militantemente protetora do setor agrícola, uma porcentagem muito pequena da população francesa", disse ele.
Por isso, Rial destacou que, embora a União Europeia "abra canais de diálogo", como os promovidos por von der Leyen, ao mesmo tempo "fecha portas que têm a ver com o comércio, como manter suspenso o acordo com o Mercosul e sancionar as normas que dificultam a entrada de produtos de nossos países no mercado europeu".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала