- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

União Europeia proibirá Huawei e ZTE de participar de suas redes 5G, diz comissário europeu

© AP Photo / Bernat ArmanguePlaca 5G colocada no estande da Orange durante o Congresso Móvel Mundial 2021 em Barcelona, Espanha, 29 de junho de 2021
Placa 5G colocada no estande da Orange durante o Congresso Móvel Mundial 2021 em Barcelona, Espanha, 29 de junho de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 16.06.2023
Nos siga no
Thierry Breton, comissário para o Mercado Interno da União Europeia, criticou a maioria dos Estados-membros por não agirem de forma significativa contra as empresas de TI chinesas.
A Comissão Europeia banirá as chinesas Huawei e ZTE de suas redes de telecomunicações 5G, em conformidade com as recomendações adotadas há três anos, disse na quinta-feira (15) o comissário para o Mercado Interno da União Europeia (UE).
A União Europeia adotou em 2020 uma caixa de ferramentas de segurança cibernética que definiu os fornecedores de tecnologia 5G que estão sujeitos a leis de terceiros países "altamente intrusivos" sobre a inteligência nacional e a segurança de dados como sendo de "alto risco".
"A Comissão implementará os princípios da caixa de ferramentas 5G em suas próprias aquisições de serviços de telecomunicações, para evitar a exposição à Huawei e à ZTE", disse Thierry Breton em um comunicado.
Logotipos da empresa chinesa Huawei (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 26.05.2023
Panorama internacional
Lei Huawei: Portugal deve proibir empresa da China em suas redes 5G, indica mídia
Ele repreendeu os Estados-membros da UE por agirem muito lentamente para restringir ou banir os fornecedores de tecnologia chineses das partes principais de suas redes de telecomunicações. Até o momento, segundo ele, apenas dez dos 27 Estados-membros da UE restringiram ou baniram a Huawei e a ZTE.
"Isso é muito lento e representa um grande risco de segurança e expõe a segurança coletiva da União, uma vez que cria uma grande dependência para a UE e vulnerabilidades graves", disse Breton.
O comissário para o Mercado Interno disse que o resto do bloco deve agir sem mais demora e lidar com o que ele descreveu como "dependências críticas" que representam um risco para a segurança comum dos países do bloco europeu.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала