- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

OTAN não consegue chegar a acordo sobre planos de defesa, os primeiros desde Guerra Fria, diz mídia

© AP Photo / Olivier MatthysO secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, ao centro à esquerda, convoca os líderes da OTAN, tanto pessoalmente como na tela, para uma cúpula virtual na sede da OTAN em Bruxelas, sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022. No dia seguinte ao início da operação da Rússia na Ucrânia, os líderes dos 30 países-membros da OTAN convocaram uma cúpula virtual de emergência para abordar o que eles descreveram como a maior ameaça à segurança euro-atlântica em décadas – o lançamento do que se tornaria a maior guerra terrestre na Europa desde 1945.
O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, ao centro à esquerda, convoca os líderes da OTAN, tanto pessoalmente como na tela, para uma cúpula virtual na sede da OTAN em Bruxelas, sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022. No dia seguinte ao início da operação da Rússia na Ucrânia, os líderes dos 30 países-membros da OTAN convocaram uma cúpula virtual de emergência para abordar o que eles descreveram como a maior ameaça à segurança euro-atlântica em décadas – o lançamento do que se tornaria a maior guerra terrestre na Europa desde 1945.


 - Sputnik Brasil, 1920, 16.06.2023
Nos siga no
Os ministros da Defesa da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) não conseguiram chegar a um acordo sobre os novos planos de defesa, os primeiros desde o fim da Guerra Fria, informa a Reuters.

"Na sexta-feira [16], os ministros da Defesa da OTAN não conseguiram chegar a um acordo sobre os novos planos de como a aliança responderia a um ataque russo, e um diplomata culpou a Turquia por frustrá-los", escreve o artigo.

Uma fonte da agência na OTAN disse que a Turquia bloqueou as decisões por causa da escolha de palavras sobre os nomes geográficos, bem como sobre o Chipre.
De acordo com a fonte, ainda é possível tomar uma decisão antes da cúpula da OTAN em Vilnius, capital da Lituânia, em julho.
Anteriormente, foi relatado que a OTAN planeja aprovar novos planos na cúpula de 11 e 12 de julho, em Vilnius, para aumentar sua presença militar perto das fronteiras da Rússia, melhorar a coordenação entre as Forças Armadas dos Estados-membros e o comando coletivo da aliança e aumentar a prontidão das unidades da OTAN no caso de um possível confronto com a Rússia.
Caças F-16V da Força Aérea de Taiwan durante exercícios de combate, no dia 5 de janeiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 16.06.2023
Operação militar especial russa
OTAN pode entregar caças F-16 usados para a Ucrânia, segundo mídia
Além disso, o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, falando na coletiva de imprensa após a reunião dos ministros da Defesa da OTAN e da Comissão OTAN-Ucrânia em Bruxelas na sexta-feira (16), mencionou as dificuldades enfrentadas pelas Forças Armadas ucranianas em sua contraofensiva.
"As forças ucranianas intensificaram as operações ao longo da linha de frente, avançando gradualmente. Mas elas enfrentam um terreno acidentado, forças russas entrincheiradas e combates ferozes", disse o secretário-geral.
Segundo ele, as entregas de F-16 para Kiev dependerão da avaliação da situação pelos aliados.
Stoltenberg afirmou também que a aliança não vê qualquer mudança nas capacidades nucleares da Rússia que exija uma mudança nas próprias capacidades da OTAN.
Soldados ucranianos perto de um tanque nas posições perto da cidade de Mariupol, em Donbass - Sputnik Brasil, 1920, 16.06.2023
Panorama internacional
Observadores dos EUA explicam por que Ucrânia não podia mais adiar sua contraofensiva
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала