DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Novas evidências podem revelar origem incomum da chuva de meteoros Geminídeas (VÍDEO)

© AP Photo / Paul WhiteChuva anual de meteoros Perseidas em Espanha, 12 de agosto de 2013
Chuva anual de meteoros Perseidas em Espanha, 12 de agosto de 2013 - Sputnik Brasil, 1920, 16.06.2023
Nos siga no
Uma equipe de cientistas da agência espacial norte-americana NASA está fornecendo uma nova evidência de evento violento e catastrófico criado no Geminídeas.
O meteoro Geminídeas passou pela Terra no passado, produzindo uma das chuvas de meteoros mais intensas no céu noturno.
A maioria das chuvas de meteoros são provenientes dos cometas, feitos de gelo e poeira, contudo, o fluxo do Geminídeas parece ter sido originado em um asteroide chamado 3200 Phaethon.
Para compreender a origem do fluxo do Geminídeas, os cientistas usaram os dados da missão Parker para modelar três possíveis cenários de formação, e compararam estes modelos com os modelos existentes criados com observação da Terra.
A cada dezembro, o meteoro Geminídeas atravessa o céu noturno, produzindo uma das mais intensas chuvas de meteoros. Sua origem há tempos tem sido um mistério. Agora, dados da sonda solar Parker podem ter revelado a origem do Geminídeas.
Com base nisso, a equipe descobriu que modelos violentos eram mais consistentes com os dados do Parker, ou seja, provavelmente tenha sido um evento poderoso e repentino, como uma colisão em alta velocidade com outro corpo, ou uma explosão gasosa, entre outras possibilidades, criando, assim, o fluxo do Geminídeas.
A chuva de meteoros Geminídeas esteve ativa de 4 a 17 de dezembro de 2022, sendo um dos eventos astronômicos mais aguardados do ano, e oferecendo as melhores oportunidades para observar "estrelas cadentes".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала