- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Comandante do Exército barra cargo nos EUA para coronel suspeito de tramar golpe com Mauro Cid

© Foto / Palácio do Planalto / Ricardo Stuckert / CC BY 2.0Lula Tomás Paiva Múcio em Brasília
Lula Tomás Paiva Múcio em Brasília - Sputnik Brasil, 1920, 16.06.2023
Nos siga no
Após "novas" mensagens no celular do ex-ajudante de Bolsonaro, Exército barrou indicação de ex-subchefe do Estado-Maior para cargo nos Estados Unidos. Defesa do ex-presidente negou nesta tarde (16) qualquer envolvimento dele na articulação para o golpe de Estado.
Com os diálogos trocados entre Cid e o coronel Jean Lawand Junior, o comandante do Exército, general Tomás Paiva, decidiu não enviar mais o coronel para a Representação Diplomática do Brasil nos Estados Unidos em Washington.
De acordo com o jornal O Globo, a decisão foi tomada em reunião entre Tomás Paiva, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Alvorada nesta sexta-feira (16). A conversa durou cerca de uma hora e meia.
Na avaliação de Tomás, o coronel deve ficar no país para prestar os devidos esclarecimentos a todos os questionamentos que surgirem sobre o caso. De acordo com a força, Jean Lawand permanecerá no Brasil no escritório de projetos estratégicos do Estado-Maior do Exército, relata a mídia.
Em áudios enviados a Cid, o coronel pressiona o ex-ajudante de ordens a convencer Bolsonaro de seguir em frente com o golpe de Estado, ou o ex-presidente seria preso.
"Cid, pelo amor de Deus, o homem [Bolsonaro] tem que dar a ordem. Se a cúpula do EB [Exército Brasileiro] não está com ele, da divisão para baixo está. Assessore e dê-lhe coragem", dizia uma das mensagens.
Também nesta tarde (16), a defesa de Jair Bolsonaro emitiu uma nota e disse que ele "jamais participou de qualquer conversa sobre um suposto golpe de Estado".
Ao mesmo tempo, a defesa afirmou que o então ajudante de ordens, "pela função exercida", recebia as demandas (pedidos de agendamento, recados, entre outros) que deveriam chegar ao conhecimento do ex-presidente e que "por diversas ocasiões se transformou em uma simples caixa de correspondência que registrava as mais diversas lamentações", de acordo com o comunicado divulgado pelo UOL.
Fachada do Edifício-Sede da Polícia Federal do Brasil, onde Mauro Cid, ex-ajudante de campo do ex-presidente Jair Bolsonaro, presta depoimento à Polícia Federal no caso de falsificação do certificado de vacinação contra a COVID de Bolsonaro em Brasília, em 18 de maio de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 19.05.2023
Notícias do Brasil
Esposa de Mauro Cid diz à PF que o ex-ajudante de Bolsonaro é responsável por cartão falso de vacina
Além das mensagens trocadas com o coronel, a Polícia Federal também encontrou no celular de Cid um roteiro para o golpe de Estado com três páginas intitulado de "Forças Armadas como poder moderador" com passo a passo indicando como um golpe deveria ser feito "dentro das quatro linhas da Constituição", segundo o próprio texto.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала