- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Governo Biden teria avaliado 'modelo de Israel' para Ucrânia, em vez da adesão à OTAN

© AP Photo / Evan VucciO presidente dos EUA, Joe Biden, à esquerda, faz uma declaração enquanto o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, o ouve
O presidente dos EUA, Joe Biden, à esquerda, faz uma declaração enquanto o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, o ouve  - Sputnik Brasil, 1920, 15.06.2023
Nos siga no
Em 2008, a adesão da Ucrânia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) foi negada, e os oponentes da ingressão ucraniana no bloco citaram os possíveis efeitos sobre o relacionamento da Europa com a Rússia como uma questão importante.
O governo Biden estaria supostamente considerando propor um "modelo de Israel" para a Ucrânia na OTAN, um acordo que seria um compromisso limitado e não incluiria uma garantia de defesa coletiva.
Relatórios da mídia indicam que a Casa Branca se compromete a continuar fornecendo mais ajuda militar à Ucrânia, independentemente do resultado de sua contraofensiva que está em andamento.
O acordo provavelmente seria por um período mais curto do que o compromisso com Israel, que foi fechado por dez anos.
Kiev e alguns aliados europeus têm defendido a adesão total da Ucrânia à OTAN, inclusive uma garantia de defesa coletiva.
No entanto, os oponentes da iniciativa argumentam que isso agravará o conflito na Ucrânia e confirmará as justificativas da Rússia para a operação especial, uma das quais era a invasão da OTAN no Leste Europeu desde o início do século.
O edifício do Ministério das Relações Exteriores da Federação da Rússia em Moscou - Sputnik Brasil, 1920, 14.06.2023
Panorama internacional
Erro fatal do Ocidente é continuar flertando com o regime de Kiev, diz MRE da Rússia
Segundo informações, o presidente ucraniano Vladimir Zelensky ameaçou boicotar a cúpula da OTAN em Vilnius, na Lituânia, no próximo mês, caso não lhe seja dado um roteiro para que a Ucrânia se junte à aliança militar como membro pleno.
Na semana passada, o secretário-geral da OTAN que está deixando o cargo, Jens Stoltenberg, teria sugerido uma proposta de "compromisso" quando conversou com o presidente dos EUA, Joe Biden.
Parte desse compromisso estipula uma promessa de continuar fornecendo armas a Kiev, independentemente do nível de sucesso de sua contraofensiva.
O acordo também elevará a Ucrânia ao nível de conselho na OTAN, que é o status que a Rússia manteve até 2014, quando o relacionamento entre a Rússia e o Ocidente entrou em colapso.
Membros do Exército alemão participam de um desfile militar que marca o 104º aniversário do Exército lituano, no Dia das Forças Armadas. Vilnius, Lituânia, 23 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 14.06.2023
Panorama internacional
Estratégia de segurança da Alemanha: OTAN não busca confronto com Rússia, China é um rival sistêmico
Foi informado que, até o momento, apenas a Alemanha está do lado de Biden em seu plano para a Ucrânia. No entanto, outros membros têm suas dúvidas sobre a prontidão da Ucrânia de se juntar ao bloco militar.
Parte do plano de Biden será comprometer os Estados Unidos com a Ucrânia por períodos mais longos, limitando a quantidade de debate público nos EUA sobre a ajuda à Ucrânia.
Alguns políticos dos EUA, especialmente desde que a crise do teto da dívida pública foi temporariamente resolvida no início deste mês, questionaram por quanto tempo os EUA deveriam se comprometer a financiar as autoridades de Kiev.
Qualquer possível ascensão da Ucrânia à condição de membro pleno terá que ocorrer após o término do conflito com a Rússia.
Parte do requisito para ingressar na OTAN é que o país candidato deve primeiro resolver todas as disputas internacionais, étnicas e territoriais pendentes.
Jens Stoltenberg, secretário-geral da OTAN (à esquerda), e Joe Biden, presidente dos EUA (à direita), falam antes de reunião na cúpula da Aliança Atlântica no Centro de Congresso Ifema, Madri, Espanha, 30 de junho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 14.06.2023
Panorama internacional
Aliados dos EUA pressionam Biden para acelerar a adesão da Ucrânia à OTAN, diz mídia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала