- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Austrália retira contrato da Rússia e impede construção de nova embaixada perto de seu Parlamento

© AFP 2023 / Yoann CamberfortUma visão geral do prédio do Parlamento australiano em Camberra em 15 de junho de 2023
Uma visão geral do prédio do Parlamento australiano em Camberra em 15 de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 15.06.2023
Nos siga no
Em decisão unânime acatada por todos os partidos australianos, o governo de Camberra aprovou nesta quinta-feira (15) uma legislação que rescinde o aluguel de um terreno feito pela Rússia próximo à sede do Parlamento australiano.
A Austrália argumentou que a revogação aconteceu porque os planos russos para construir uma embaixada no local representam uma ameaça à segurança nacional, de acordo com o The Financial Times.
O governo da Rússia adquiriu o arrendamento há 15 anos em um subúrbio de Camberra, mas o contrato foi cancelado no ano passado pela Autoridade Nacional da Capital da Austrália (NCA, na sigla em inglês), alegando que Moscou havia demorado muito para desenvolvê-lo, conforme noticiado.

Depois que a decisão da NCA foi anulada no tribunal no final do mês passado, o governo da Austrália introduziu uma legislação hoje (15) para retirar o contrato de aluguel de Moscou.
"Este local fica diretamente adjacente ao Parlamento. O governo recebeu conselhos claros de segurança de que isso seria uma ameaça à nossa segurança nacional, e é por isso que o governo está agindo hoje [15] de forma decisiva para encerrar esse assunto de longa data", afirmou a ministra de Assuntos Internos australiana, Clare O'Neil, citada pela mídia.
O'Neil também disse que o local, localizado no distrito de Yarralumla, próximo a um anel viário que circunda o Parlamento, não será usado no futuro para nenhuma outra presença diplomática.
Construtor fala ao telefone ao lado de gasoduto da empresa russa Gazprom, em São Petersburgo, Rússia (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 13.04.2022
Panorama internacional
Austrália impõe novas sanções contra 14 empresas russas, incluindo a Gazprom
A atual embaixada russa em Camberra, que continuará operando em seus escritórios no subúrbio próximo de Griffith, não comentou imediatamente sobre a ação legislativa do governo australiano.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала