- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Relatório: uso do dólar dos EUA como arma cria oportunidade para explorar outras moedas de reserva

© AP Photo / Mark LennihanNotas de dólar são depositadas em uma caixa de depósito em Nova York, 24 de maio de 2021
Notas de dólar são depositadas em uma caixa de depósito em Nova York, 24 de maio de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 14.06.2023
Nos siga no
Um novo relatório do Centro de Pesquisa em Economia e Política (CEPR, na sigla em inglês), com sede em Washington e da IESE Business School, analisou, entre muitos outros temas, as implicações da postura do dólar para o sistema monetário internacional.
Em seu relatório publicado na terça-feira (13), o CEPR afirma que "o uso do dólar estadunidense como arma tem levantado questões fundamentais sobre a orientação do panorama monetário internacional e criado uma oportunidade para a exploração de moedas de reserva alternativas".
O relatório indica que entre os países que estão reduzindo sua dependência do dólar destaca-se a China. O gigante asiático "agiu rapidamente", introduzindo a primeira moeda digital do banco central, o e-CNY, posicionando o yuan como "um rival legítimo dos bancos dos EUA e do SWIFT".
Neste contexto, o relatório argumenta que, apesar de atualmente as alternativas à moeda norte-americana para as transações internacionais ainda terem uma utilidade limitada, "é mais provável que vejamos uma diminuição gradual no domínio do dólar estadunidense".
Nascer do sol no Capitólio dos EUA, Washington, EUA, 19 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 14.06.2023
Panorama internacional
EUA admitem que sanções estão obrigando outros países a buscarem alternativas ao dólar
Além disso, o documento sublinha que "a ruptura das relações entre a China e os EUA" poderia conduzir a "uma maior polarização do sistema financeiro internacional e provocar graves ramificações no comércio".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала