- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

OTAN recorre a Stoltenberg em meio a divisões sobre quem sucederá líder da aliança, diz mídia

© AP Photo / Efrem LukatskySecretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, fala durante uma coletiva de imprensa conjunta com o presidente ucraniano Vladimir Zelensky em Kiev, 20 de abril de 2023.
Secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, fala durante uma coletiva de imprensa conjunta com o presidente ucraniano Vladimir Zelensky em Kiev, 20 de abril de 2023. - Sputnik Brasil, 1920, 14.06.2023
Nos siga no
De acordo com a mídia ocidental, a aliança militar caminha para a extensão do mandato do secretário-geral enquanto os líderes lutam para concordar com uma possível substituição.
Os líderes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) estão inclinados a estender o mandato de Jens Stoltenberg como secretário-geral em meio ao crescente pessimismo de que a aliança militar vai ser capaz de indicar um nome para sucedê-lo antes da cúpula do próximo mês na Lituânia.
Segundo o Financial Times (FT), embora o líder da Aliança Atlântica tenha declarado publicamente que "não tem intenção de buscar" estender seu mandato, o ex-primeiro-ministro norueguês, que está no cargo desde 2014, não descartou a possibilidade de continuar.
"No interesse da continuidade, faz sentido", disse um diplomata ocidental sênior à mídia que discutiu a possibilidade de uma extensão do mandato do líder.
Em meio ao conflito da Ucrânia, há divisões internas sobre o futuro relacionamento de Kiev com a OTAN, ao passo em que a China cresce como uma potência militar global. Diante desses desafios e da dificuldade de a aliança encontrar consenso na indicação de um nome para sua liderança, é possível que o atual secretário-geral ceda a um pedido de Biden, por exemplo, com quem se encontrou recentemente.
"Stoltenberg tem sido um excelente secretário-geral e não vejo sentido em balançar o barco agora", disse um ministro das Relações Exteriores da OTAN à FT.
Muitas capitais têm expressado apoio à escolha da primeira mulher para ocupar a Secretaria-Geral da aliança, enquanto outras dizem que uma indicação do Leste Europeu refletiria o peso crescente da região e sua importância diante do conflito ucraniano.
Sauli Niinisto, presidente da Finlândia (à esquerda), cumprimenta Jens Stoltenberg, secretário-geral da OTAN (à direita), durante cerimônia de hasteamento da bandeira após a adesão da Finlândia à OTAN, na sede do bloco militar em Bruxelas, Bélgica, 4 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 06.06.2023
Panorama internacional
EUA ainda não decidiram qual candidato apoiarão para liderar OTAN após saída de Stoltenberg
A maioria dos países, incluindo os EUA e uma importante parcela de membros da aliança, acredita que um substituto capaz de garantir a unanimidade do bloco militar deva ser um atual ou ex-presidente ou primeiro-ministro, o que também implica na aceitação de seu nome em seu país de origem.
"Quem é o próximo secretário-geral? Não parece haver um manual de como escolher um", disse um dos nomes cotados para o cargo e atual secretário de Defesa britânico, Ben Wallace, na terça-feira (13), acrescentando que havia "muitos bons candidatos por aí" quando questionado sobre suas próprias ambições para o cargo.
De acordo com a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, Stoltenberg fez "um trabalho fantástico" para unir a OTAN. Mas ela acrescentou que Biden "ainda não tomou nenhuma decisão" sobre um sucessor.
Há sete meses da próxima cúpula que vai acontecer em Washington em abril de 2024 — quando a aliança militar completa 75 anos, renomear um substituto deve ficar a cargo da liderança de Biden.
Ainda segundo a mídia, Stoltenberg, que deve ver os principais tenentes deixarem a OTAN neste verão (Hemisfério Norte), está ficando cada vez mais irritado por ter ficado sem uma mensagem clara sobre seu futuro, de acordo com pessoas próximas ao secretário-geral.
Membros de sua equipe em Bruxelas já tomaram medidas para realocar suas famílias de volta a seus países de origem, aumentando as complicações em relação a sua permanência no cargo.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала