DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Lua pode abrigar vida microbiana levada da Terra, aponta novo estudo

© Foto / NASA / Vladimir VustyanskyConceito do Radiotelescópio da Cratera Lunar no lado oculto da Lua
Conceito do Radiotelescópio da Cratera Lunar  no lado oculto da Lua - Sputnik Brasil, 1920, 13.06.2023
Nos siga no
Os futuros visitantes da Lua podem ficar surpreendidos se chegarem ao polo sul do satélite natural da Terra, pois recentes pesquisas sugerem que organismos levados de nosso planeta poderiam potencialmente estar vivendo lá.
De acordo com Prabal Saxena, um pesquisador planetário no Centro de Voos Espaciais Goddard da NASA é possível que formas de vida microbiana possam sobreviver às condições perigosas do polo sul lunar, onde paradoxalmente o frio extremo e a falta de oxigênio poderiam permitir que elas sobrevivessem.
"Uma das coisas mais impressionantes que nossa equipe descobriu é que, tendo em conta a recente pesquisa sobre as faixas [de latitude] em que certas formas de vida microbiana podem sobreviver, pode haver nichos potencialmente habitáveis para abrigar essa vida em áreas relativamente protegidas em algumas zonas sem ar", disse Saxena ao portal Space.com.
O polo sul da Lua poderia ser um lugar desses, mas que tipo de vida poderia estar lá ainda não está claro, de acordo com o pesquisador.
© AP Photo / Michael SohnFoto da Lua tirada em Berlim, na Alemanha, em 11 de janeiro de 2022
Foto da Lua tirada em Berlim, na Alemanha, em 11 de janeiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 13.06.2023
Foto da Lua tirada em Berlim, na Alemanha, em 11 de janeiro de 2022
"Atualmente, estamos trabalhando para entender quais organismos específicos podem ser mais adequados para sobreviver em tais regiões e em que áreas das regiões polares lunares, incluindo locais de interesse relevante para a exploração, podem ser mais suscetíveis de suportar a vida", observou Saxena.
Heather Graham, outra cientista da equipe do centro Goddard da NASA, aponta que os pesquisadores estão bastante confiantes de que os seres humanos seriam a fonte mais provável de qualquer forma de vida microbiana descoberta na Lua. Entretanto, um impacto suficientemente poderoso de um asteroide na Terra poderia teoricamente também ter levado vida terrestre para o território extraterrestre.
"Consideramos os seres humanos como o vetor mais provável, tendo em conta os dados extensos que temos sobre a nossa história de exploração e o registro de impacto como uma segunda, embora menos influente, fonte terrestre inicial", explicou.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала