- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Xi Jinping recebe Castro e saúda decisão histórica de Honduras sobre relações com a China, diz mídia

© AFP 2023 / WANG ZHAOA presidente hondurenha, Xiomara Castro (D), e o presidente da China, Xi Jinping, inspecionam os guardas de honra chineses durante uma cerimônia de boas-vindas do lado de fora do Grande Salão do Povo em Pequim, 12 de junho de 2023
A presidente hondurenha, Xiomara Castro (D), e o presidente da China, Xi Jinping, inspecionam os guardas de honra chineses durante uma cerimônia de boas-vindas do lado de fora do Grande Salão do Povo em Pequim, 12 de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 12.06.2023
Nos siga no
Ao receber sua homóloga hondurenha, Xiomara Castro, em Pequim, o presidente chinês, Xi Jinping, destacou a decisão histórica do governo do país centro-americano de estabelecer relações diplomáticas com o gigante asiático, cumprindo uma promessa eleitoral feita por sua convidada.
"Você cumpriu resolutamente sua promessa eleitoral de estabelecer relações diplomáticas com a China, tomando uma decisão histórica que demonstra uma firme vontade política", declarou o presidente anfitrião durante a cerimônia de boas-vindas protocolar, segundo o canal oficial chinês CGTN.
O Grande Palácio do Povo serviu de cenário para a recepção da presidente hondurenha, que realiza visita de Estado à China, de 9 a 14 de junho.
"Em março deste ano, a China estabeleceu relações diplomáticas com Honduras. Você é a primeira presidente hondurenha a fazer uma visita de Estado à China. Sua chegada abre um novo capítulo na história das relações sino-hondurenhas, que tem um significado especial e importante. Gostaria de recebê-la calorosamente", acrescentou o presidente chinês.
Xi Jinping destacou que é a primeira mulher presidente da história de Honduras, que desde sua ascensão ao cargo levou o povo hondurenho a se defender e alcançar novas conquistas no desenvolvimento do país.
Ele também lembrou que o ex-presidente hondurenho Manuel Zelaya (2006-2009), marido de Xiomara Castro, também desempenhou um papel ativo no processo de estabelecimento dos atuais vínculos.
Xiomara Castro, presidente de Honduras (segunda à esquerda), durante visita ao Centro de Pesquisa da Huawei em Xangai, China, 10 de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 11.06.2023
Panorama internacional
Honduras rompe definitivamente com Taiwan e abre embaixada na China (VÍDEO)
"O estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países é benéfico para o presente e para o futuro. Desde o estabelecimento de relações diplomáticas, as relações entre os dois países tiveram um início rápido e firme, e mostraram vigorosa vitalidade e amplas perspectivas", enfatizou o chefe de Estado chinês.
Xi assegurou que seu país vai desenvolver inabalavelmente relações amistosas com a nação centro-americana, que vai apoiar firmemente em seu desenvolvimento econômico e social. A China está disposta a ser uma boa amiga e parceira de Honduras em respeito mútuo, igualdade, benefício mútuo e desenvolvimento comum, disse ele.
"Estou disposto a trabalhar com vocês para liderar e promover o desenvolvimento profundo das relações bilaterais a partir de uma perspectiva estratégica e de longo prazo, de modo a transformar a brilhante visão de cooperação entre os dois países em resultados tangíveis e trazer mais benefícios para os povos de ambos os países", concluiu Xi.
Durante os primeiros dez dias de junho, os dois países procederam à abertura de embaixadas em suas respectivas capitais.
No âmbito da visita de Estado de Castro a Pequim, já teve lugar um encontro entre empresários dos dois países, que discutiram o futuro das relações comerciais e dos investimentos chineses em Honduras. Em 26 de março, o governo hondurenho, em reconhecimento ao princípio de Uma Só China, anunciou o estabelecimento de relações com Pequim, ao mesmo tempo em que rompeu seu vínculo com Taiwan, que datava de 1941.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала