- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Relatório indica os países que mais desenvolvem suas armas nucleares em 2023

© Sputnik / Ramil SitdikovSistema de lançamento de míssil balístico intercontinental Topol-M durante o ensaio para a parada militar no polígono de Alabino, região de Moscou
Sistema de lançamento de míssil balístico intercontinental Topol-M durante o ensaio para a parada militar no polígono de Alabino, região de Moscou - Sputnik Brasil, 1920, 12.06.2023
Nos siga no
As potências nucleares, inclusive a Rússia e os EUA, estão modernizando ativamente seus arsenais, com o número de ogivas implantadas aumentando em meio ao conflito ucraniano, de acordo com o Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo (SIPRI, na sigla em inglês).
O pesquisador do Programa de Armas de Destruição em Massa do SIPRI, Matt Korda, alerta que a maioria dos Estados possuidores de armas nucleares, ultimamente tem endurecido a retórica sobre a importância das armas nucleares.
De acordo com o cientista, a elevada competição nuclear aumentou drasticamente o risco de que estas armas possam ser usadas pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial.

"Neste período de alta tensão geopolítica e desconfiança, com canais de comunicação entre rivais com armas nucleares fechados ou funcionando mal, os riscos de erro de cálculo, mal-entendido ou acidente são inaceitavelmente altos", diz Dan Smith, diretor do SIPRI. "Há uma necessidade urgente de restaurar a diplomacia nuclear e fortalecer os controles internacionais sobre armas nucleares."

Segundo as estatísticas do SIPRI, em janeiro de 2023, países como Rússia, Estados Unidos, Reino Unido, França, China, Índia, Paquistão, Coreia do Norte e Israel tinham um total combinado de cerca de 12.512 armas nucleares, das quais 9.576 estavam em depósitos para uso potencial.
Isso representa um aumento de 86 unidades em comparação com janeiro de 2022. Ao mesmo tempo, cerca de duas mil ogivas (quase todas norte-americanas e russas) estavam em alerta máximo.
O relatório diz que os líderes em número de ogivas implantadas no início de 2023 são os Estados Unidos, com 1.770, e a Rússia com 1.674.
Juntos, os dois países possuem cerca de 90% do estoque total de armas nucleares. Eles são seguidos pela França e pelo Reino Unido, com 280 e 120, respectivamente.
O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, fala em reunião com grupo de estudantes, em Teerã, no Irã, em 19 de outubro de 2022 (foto divulgada pelo site oficial do escritório do líder supremo iraniano) - Sputnik Brasil, 1920, 11.06.2023
Panorama internacional
Líder supremo do Irã: Ocidente não nos poderia impedir de construir armas nucleares se quiséssemos
Em 2022, concluíram os pesquisadores, o tamanho dos arsenais nucleares da Rússia e dos EUA permaneceu "relativamente estável".
Além dos estoques de armas nucleares utilizáveis, os dois países também têm mais de mil ogivas previamente retiradas do serviço militar, que, no momento, estão sendo desmontadas.
O tamanho do arsenal nuclear da China, de acordo com as estimativas do SIPRI, aumentou de 350 para 410 ogivas. Espera-se que os números cresçam ainda mais.
Os autores do relatório apontaram que a China pode aumentar seu arsenal nuclear para o nível dos EUA e da Rússia até o final da década.
O Reino Unido, cujo arsenal nuclear não cresceu em 2022, provavelmente também expandirá seu estoque de ogivas, de acordo com o estudo. Essa conclusão se baseia no anúncio do governo britânico em 2021 de aumentar o limite de 225 para 260.
A França também continua desenvolvendo seu programa nuclear. Paris está criando um submarino de mísseis balísticos de terceira geração de propulsão nuclear, bem como um novo míssil de cruzeiro lançado do ar. Um programa para reparar e modernizar os sistemas existentes também é mencionado no relatório.
Yoon Suk-yeol, presidente sul-coreano, discursa durante mensagem de Ano Novo ao país no escritório presidencial em Seul, Coreia do Sul, 1º de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 06.06.2023
Panorama internacional
Líder sul-coreano diz que aliança com EUA é agora baseada em armas nucleares, diz mídia
Por sua vez, a Índia e o Paquistão também parecem estar expandindo seus arsenais nucleares. Ambos os países seguem desenvolvendo novos tipos de sistemas de lançamento nuclear em 2022.
Embora o Paquistão seja o principal alvo das armas nucleares dos indianos, eles ainda estão desenvolvendo ativamente sistemas de longo alcance capazes de atingir alvos em toda a China, entre outras armas.
A Coreia do Norte continua priorizando seu programa nuclear militar. O país não realizou testes nucleares em 2022, mas efetuou mais de 90 lançamentos de mísseis.
O SIPRI estima que Pyongyang tenha atualmente cerca de 30 ogivas e material suficiente para produzir outras 50-70.
O estudo não se esqueceu de mencionar que Israel, que não reconhece publicamente a posse de armas nucleares, também está modernizando seu arsenal nuclear.

"Com programas de bilhões de dólares para modernizar e, em alguns casos, expandir os arsenais nucleares, os cinco Estados detentores de armas nucleares reconhecidos pelo Tratado de Não Proliferação Nuclear parecem estar se distanciando cada vez mais de seu compromisso com o desarmamento previsto no tratado", disse Wilfred Wan, diretor do Programa de Armas de Destruição em Massa do SIPRI.

Que países possuem armas nucleares e quantas unidades têm - Sputnik Brasil, 1920, 24.05.2023
Multimídia
Que países possuem armas nucleares e quantas unidades têm?
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала