- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Países Baixos podem triar estudantes de tecnologia estrangeiros, governo nega ter China na mira

© AFP 2023 / Emmanuel DunandEmpregado da empresa de semicondutores ASML passa ao lado de seu logotipo em Veldhoven, Países Baixos, 17 de abril de 2018
Empregado da empresa de semicondutores ASML passa ao lado de seu logotipo em Veldhoven, Países Baixos, 17 de abril de 2018 - Sputnik Brasil, 1920, 12.06.2023
Nos siga no
O Ministério da Educação holandês revelou que o governo do país pode restringir o acesso à tecnologia por parte de estudantes estrangeiros. Recentemente, o país tem tomado medidas anti-Pequim.
Os Países Baixos estão estudando legislação para examinar estudantes estrangeiros que planejam estudar em áreas técnicas quanto a possíveis riscos de segurança, disse na segunda-feira (12) um porta-voz do Ministério da Educação holandês.
O ministério garantiu que as novas regras regeriam todos os estudantes que chegam de fora da União Europeia, não apenas os chineses, escreve na segunda-feira (12) a agência britânica Reuters.
Robbert Dijkgraaf, ministro da Educação, e ex-diretor do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Princeton, Nova Jersey, EUA, disse ao parlamento em abril que estava realizando uma revisão dos programas universitários que receberam financiamento estrangeiro. Em 2022 ele criou um "centro de informações" para as universidades, para ajudar a examinar as parcerias acadêmicas estrangeiras.
O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, posa para uma foto com executivos de grandes fabricantes de semicondutores no exterior durante sua reunião na residência oficial do primeiro-ministro em Tóquio, em 18 de maio de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 23.05.2023
Panorama internacional
Após visita de líderes do mercado de semicondutores, Japão aperta controle de chips para China
Na semana passada, Amsterdã introduziu uma revisão de segurança para possíveis investidores estrangeiros no país que possam representar uma ameaça aos "interesses de segurança nacional".
No entanto, também em abril, o Serviço Geral de Inteligência e Segurança, a agência de inteligência dos Países Baixos, alertou que as universidades holandesas são um "alvo atraente" para espionagem, e que a China é a maior ameaça. As universidades holandesas já começaram a rejeitar estudantes chineses que recebem uma bolsa de estudos do Conselho de Bolsas de Estudo da China.
Uma nova legislação seria assim a última de uma série de medidas tomadas por universidades e pelo governo para restringir o acesso de estudantes e empresas chinesas à tecnologia holandesa.
O número de estudantes estrangeiros nos Países Baixos tem crescido nos últimos anos, mas, proporcionalmente, menos estudantes chineses têm vindo desde 2012, com a China caindo do segundo para o quinto lugar na lista de países estrangeiros de origem mais comuns, de acordo com a organização sem fins lucrativos Nuffic.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала