- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Coronel aposentada dos EUA: expansão 'não fortalece a OTAN, mas a enfraquece'

© AFP 2023 / Gabriel BouysJens Stoltenberg, secretário-geral da OTAN (à esquerda), e Joe Biden, presidente dos EUA (à direita), falam antes de reunião na cúpula da Aliança Atlântica no Centro de Congresso Ifema, Madri, Espanha, 30 de junho de 2022
Jens Stoltenberg, secretário-geral da OTAN (à esquerda), e Joe Biden, presidente dos EUA (à direita), falam antes de reunião na cúpula da Aliança Atlântica no Centro de Congresso Ifema, Madri, Espanha, 30 de junho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 12.06.2023
Nos siga no
Segundo Ann Wright, uma ex-funcionária do Departamento de Estado, a Aliança Atlântica está agindo como uma aliança ofensiva, e não como uma aliança defensiva.
A OTAN "está em excelente estado de saúde" no momento, criando a impressão de que pode "em breve se expandir para outros países", disse Ann Wright, coronel aposentada do Exército dos EUA, em declarações ao jornal italiano Il Fatto Quotidiano.
Ao mesmo tempo, acredita ela, "isso não fortalece a OTAN, mas a enfraquece".
"Neste momento, está claro que não se trata de uma aliança defensiva, mas de uma aliança ofensiva", crê a também ex-diplomata em uma entrevista publicada no domingo (11).
"E, de fato, um de seus principais objetivos é realizar alguns conflitos", acrescentou.
Membros da Força da Segurança do Kosovo - Sputnik Brasil, 1920, 23.05.2023
Panorama internacional
'Violam todas as normas': exercícios da OTAN no Kosovo são ilegais, diz general sérvio
Na opinião da ex-funcionária do Departamento de Estado norte-americano, parte do perigo decorre do fato de que a aliança é guiada pelos EUA, um país que envolve outros em guerras como a invasão do Iraque em 2003, um evento histórico que forçou Wright a se aposentar do serviço por desacordo.
A ex-funcionária do Departamento de Estado sugeriu assim aos Estados-membros da OTAN que "entendam como é essa organização e como ela é perigosa", e que "pensem mais sobre si mesmos e se vale a pena se meter em problemas para apoiar as guerras estúpidas da OTAN". Talvez para eles "possa haver uma abordagem diferente", sublinhou ela.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала