- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mídia: CIA informou Bélgica de que a Ucrânia esteve implicada na explosão dos Nord Stream

© Foto / Comando de Defesa DinamarquêsVazamento no gasoduto Nord Stream 2, próximo à ilha de Bornholm, na Dinamarca, em 29 de setembro de 2022
Vazamento no gasoduto Nord Stream 2, próximo à ilha de Bornholm, na Dinamarca, em 29 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 11.06.2023
Nos siga no
Mídia belga escreve sobre os ataques aos gasodutos Nord Stream, referindo que a CIA informou suas homólogas europeias sobre a responsabilidade dos ucranianos.
A Agência Central de Inteligência (CIA, na sigla em inglês) dos EUA disse a seus colegas belgas que as forças ucranianas foram responsáveis pela destruição dos gasodutos Nord Stream 1 (Corrente do Norte 1) e Nord Stream 2 (Corrente do Norte 2) em setembro de 2022, indicou no sábado (10) o jornal belga De Tijd.

"Pouco depois do ataque, nossa agência de inteligência militar, o Serviço Geral de Informações e Segurança, recebeu informações estritamente confidenciais que apontavam para um provável papel da Ucrânia na sabotagem", escreveu.

Ela disse que "soube por fontes bem informadas que nosso serviço de inteligência militar então 'recebeu uma visita' do serviço de inteligência americano CIA".
A história "ilustra como as agências de inteligência ocidentais, incluindo as belgas, estão cientes há meses de que se acredita que a Ucrânia esteja envolvida em um dos ataques mais brutais e perigosos à infraestrutura energética europeia".
Gasoduto Nord Stream 1 (Corrente do Norte 1) do mar Báltico e terminal de transferência do gasoduto OPAL, o Baltic Sea Pipeline Link, em Lubmin, na Alemanha, em 21 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 10.06.2023
Panorama internacional
Polônia pode ter sido usada como base operacional para sabotagem do Nord Stream, segundo relatos
A ideia do envolvimento de Kiev "poderia ter colocado a aliança com a Ucrânia sob" estresse, de acordo com o artigo, que notou que a Alemanha era "dependente do gás natural russo" antes da operação militar especial de Moscou, "e tanto a francesa Engie, a holandesa Gasunie e a alemã Wintershall, juntamente com a russa Gazprom, investiram no Nord Stream 1".
Segundo o De Tijd, a CIA parecia não estar disposta a revelar onde obteve as informações em questão, citando o desejo de proteger suas fontes.
Em público, os EUA seguiram culpando a Rússia pela destruição dos gasodutos, muito depois que a CIA supostamente avisou seus congéneres das agências de inteligência europeias sobre o envolvimento da Ucrânia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала