- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mídia: China tem usado base militar em Cuba desde 2019 para coletar informações sobre Estados Unidos

© AP Photo / Ramon EspinosaCosta de Havana, Cuba, 2 de março de 2021
Costa de Havana, Cuba, 2 de março de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 11.06.2023
Nos siga no
A China tem usado uma base militar em Cuba para coletar informações sobre os EUA desde 2019, informa o jornal Politico, citando uma autoridade norte-americana não identificada.
O The Wall Street Journal, com base em autoridades estadunidenses bem informadas, relatou em 8 de junho que a China e Cuba haviam acordado secretamente estabelecer uma base chinesa na ilha para possível vigilância dos Estados Unidos.
De acordo com o Politico, citando um membro não identificado da administração do presidente Biden, a base foi estabelecida antes de Biden chegar ao poder.

"Quando este governo [Biden] assumiu o cargo em janeiro de 2021, fomos informados sobre uma série de esforços sensíveis da China em todo o mundo para expandir sua logística no exterior, base e infraestrutura de coleta de informações globalmente. [...] Esse esforço incluiu a existência de instalações de coleta de inteligência da China em Cuba. De fato, a China realizou uma atualização de suas instalações de coleta de inteligência em Cuba em 2019. Isso está bem documentado no registro de inteligência", disse o funcionário anônimo.

Xiomara Castro, presidente de Honduras, participa de cerimônia de posse de Gustavo Petro, presidente colombiano, em Bogotá, Colômbia, 7 de agosto de 2022. - Sputnik Brasil, 1920, 10.06.2023
Panorama internacional
Honduras apresenta pedido de entrada no Novo Banco de Desenvolvimento do BRICS
De acordo com o Politico, citando um funcionário, a administração dos EUA foi instruída pelo presidente a "resolver o problema" por meio de um envolvimento diplomático com a China.
A fonte afirmou que os Estados Unidos seguirão impedindo a China de expandir sua presença em Cuba.
Em 9 de junho, o Ministério das Relações Exteriores de Cuba negou informações sobre um acordo com a China para a construção de uma base militar para espionar os Estados Unidos.
Mais cedo, o coordenador de comunicações estratégicas do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, John Kirby, disse que seu país está ciente dos relatos de um suposto acordo entre a China e Cuba para estabelecer uma base de espionagem chinesa na ilha, mas afirmou que são "falsos".
Ministros das Relações Exteriores dos países-membros do BRICS na África do Sul, 1º de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 09.06.2023
Panorama internacional
Analista: seis Estados 'hesitantes' decidirão o futuro da geopolítica; Brasil é um deles
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала