- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Gabinete de Zelensky: 20 países da OTAN apoiam adesão da Ucrânia à aliança

© AFP 2023 / Olivier MatthysSauli Niinisto, presidente da Finlândia (à esquerda), cumprimenta Jens Stoltenberg, secretário-geral da OTAN (à direita), durante cerimônia de hasteamento da bandeira após a adesão da Finlândia à OTAN, na sede do bloco militar em Bruxelas, Bélgica, 4 de abril de 2023
Sauli Niinisto, presidente da Finlândia (à esquerda), cumprimenta Jens Stoltenberg, secretário-geral da OTAN (à direita), durante cerimônia de hasteamento da bandeira após a adesão da Finlândia à OTAN, na sede do bloco militar em Bruxelas, Bélgica, 4 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 11.06.2023
Nos siga no
Vinte países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) formalizaram seu apoio à adesão da Ucrânia à aliança, disse Igor Zhovkva, vice-chefe do gabinete do presidente ucraniano Vladimir Zelensky, no Facebook (plataforma proibida na Rússia por extremismo).

"Apenas dez dias se passaram desde a cúpula da Comunidade Política Europeia na Moldávia, onde assinamos uma declaração conjunta com a Romênia e, no dia de hoje, já formalizamos o apoio à adesão da Ucrânia à aliança com 20 Estados-membros", escreveu ele.

De acordo com Zhovkva, Zelensky e o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau, que está visitando Kiev, acabaram de assinar uma declaração conjunta sobre a admissão da Ucrânia na OTAN.
Ele também agradeceu ao Canadá por sua assistência, especificando que, desde fevereiro de 2022, o Canadá alocou mais de US$ 8 bilhões (R$ 39 bilhões) para a Ucrânia e, segundo ele, vai continuar apoiando a Ucrânia enquanto for necessário.
O vice-secretário-geral da OTAN, Mircea Geoana, reconheceu no sábado que atualmente não há consenso na aliança sobre o tema da adesão de Kiev.
Bandeira da OTAN (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 10.06.2023
Panorama internacional
Ucrânia tornou-se 'um muro' para a expansão da Aliança Atlântica, opina analista sueco
Anteriormente, Zelensky disse que a Ucrânia espera receber um convite claro para aderir ao bloco na cúpula da OTAN em Vilnius, Lituânia, em julho.
Segundo ele, as Forças Armadas da Ucrânia estão desapontadas com o fato de seu país ainda não ter recebido uma resposta positiva definitiva sobre a adesão à União Europeia e à OTAN.
Recorde-se que a OTAN é formada por 31 países atualmente.
O porta-voz do presidente russo Dmitry Peskov disse que o Kremlin sabe do pedido de Zelensky para ingressar na aliança e conhece as diferentes reações dos membros da OTAN.
Ele disse que Moscou está observando a situação de perto e lembrou que a orientação de Kiev para integrar a aliança foi um dos motivos para o lançamento da operação especial.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала