- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ex-premiê japonês acusa governo Kishida de não abordar conflito ucraniano de forma neutra

© Sputnik / Artem Kreminsky / Acessar o banco de imagensEx-premier japonês, Yukio Hatoyama, durante coletiva de imprensa em Simferopol, na Crimeia
Ex-premier japonês, Yukio Hatoyama, durante coletiva de imprensa em Simferopol, na Crimeia - Sputnik Brasil, 1920, 09.06.2023
Nos siga no
A atitude do governo japonês liderado pelo primeiro-ministro Fumio Kishida em relação à Rússia está errada, disse o ex-primeiro-ministro, Yukio Hatoyama, à Sputnik nesta sexta-feira (9).
Nesta sexta-feira, embaixadores de cerca de 40 Estados visitaram a Embaixada da Rússia no Japão por ocasião do próximo Dia da Rússia, que é comemorado anualmente no dia 12 de junho. Hatoyama estava entre os que visitaram a embaixada.
"Acho que a atitude do governo japonês em relação à Rússia está errada. Houve várias discussões, inclusive sobre questões territoriais, e pensei que a melhoria das relações traria a solução desse problema para mais perto. No entanto, atualmente [Japão], em obediência aos Estados Unidos, está quase dando apoio militar à Ucrânia, então o Japão está apoiando a Ucrânia e olhando para a Rússia como uma inimiga. Como resultado, a amizade que tínhamos até agora está se deteriorando. Lamento profundamente [por] isso", disse Hatoyama.
O ex-primeiro-ministro disse que a elite do poder do Japão deveria adotar uma abordagem mais equilibrada para construir relações com a Rússia.
"Acho que é necessário formular uma política com um ponto de vista mais correto. A administração de Kishida, assim como a mídia japonesa que fica do lado do governo, está empenhada em apoiar a Ucrânia, mas acho que [eles] deveriam ter abordado o problema com uma atitude mais neutra", disse Hatoyama.
Um total de 700 indivíduos, incluindo 311 indivíduos das novas regiões da Rússia, e 207 empresas foram sancionados pelo Japão desde o início da operação militar especial da Rússia na Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022. Um total de 437 entidades russas foi afetado por restrições de exportação sob os pacotes de sanções do Japão.
 Sargento da Força Aérea dos EUA. Cody Brown, à direita, com o 436º Esquadrão Aéreo Portuário, verifica paletes de projéteis de 155 mm com destino final à Ucrânia, 29 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 08.06.2023
Operação militar especial russa
Se Japão fornecer TNT purificado aos EUA, isso significaria participação no conflito ucraniano?
A Rússia e o Japão estão travados em uma disputa sobre as quatro ilhas Curilas mais ao sul (Iturup, Kunashir, Shikotan e Habomai) desde que os dois países nunca assinaram um tratado de paz permanente após a Segunda Guerra Mundial. O Japão se recusou a desistir de suas reivindicações sobre as quatro ilhas, às quais se refere como seus Territórios do Norte. Moscou e Tóquio tentaram negociar aspectos separados de seus desentendimentos, mas nunca assinaram um tratado de paz completo.
Em 2018, o Japão e a Rússia concordaram em acelerar as negociações sobre um tratado de paz baseado na Declaração Conjunta Soviético-Japonesa de 1956. No entanto, em março de 2022, Moscou retirou-se das negociações com o Japão sobre a assinatura de um tratado de paz pós-Segunda Guerra Mundial e suspendeu a isenção de visto para cidadãos japoneses nas Ilhas Curilas do Sul e atividades econômicas conjuntas nas ilhas disputadas. A mudança foi devido aos passos "hostis" de Tóquio sobre o conflito na Ucrânia, disse Moscou.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала