- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Diferentes análises indicam que 'sanções antirrussas não funcionam' e economia europeia estagnou

CC0 / Unsplash / Cédulas de euro (imagem de referência)
Cédulas de euro (imagem de referência) - Sputnik Brasil, 1920, 09.06.2023
Nos siga no
A Europa continua sofrendo com as sanções antirrussas: o apoio à Ucrânia atingiu duramente as economias da União Europeia (UE), e os altos preços de energia e alimentos desencadearam a primeira recessão desde a pandemia.
O conflito na Ucrânia atingiu duramente a Europa com um influxo de refugiados para os países mais pobres, o fim do gás barato e a perda dos mercados russos. Os preços dos alimentos dispararam e a escassez de energia causou o fechamento de fábricas e siderúrgicas. Agora, segundo a Forbes, o continente está em recessão técnica, já que o produto interno bruto (PIB) do primeiro trimestre foi de -0,1%, e ainda está estagnado. Em termos quantitativos, é inferior ao PIB europeu de 2021.
Da mesma forma, a taxa de desemprego na Europa é pior — em alguns países quase o dobro — do que nos Estados Unidos, onde se situava em 3,7% em maio. O Estado com nível de desemprego ainda maior do que em alguns países latino-americanos é a Espanha (13%), seguida de Portugal (7,2%) e França (7,1%).
Quanto aos preços da energia, apesar da queda devido à desaceleração da demanda, eles estão entre três e quatro vezes mais altos do que antes da pandemia de COVID-19. O nível de inflação também continua alto, sendo, de fato, maior do que no Brasil, China, Índia e Arábia Saudita.
O Banco Mundial, em seu recente relatório, indicou que a Europa agora enfrenta uma crise de "custo de vida". Suas origens estão nas sanções antirrussas que a UE passou a impor desde o início da operação militar especial russa na Ucrânia. Além disso, os países europeus responderam à crise com assistência social e subsídios que incluíram uma moratória sobre aumentos e tetos nos preços de energia e eletricidade, cortes nas tarifas de transporte público etc.
Plataforma de perfuração de petróleo e de queima de gás da empresa petrolífera Gazprom Neft na Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 09.06.2023
Panorama internacional
Moscou: sanções ocidentais fizeram Rússia redirecionar exportações de hidrocarbonetos para Ásia
O chefe de pesquisa da Bretton Woods Research, Vlad Signorelli, "não vê nada de bom" nas perspectivas econômicas do continente.
"O Banco Central Europeu vai continuar a aumentar as taxas. [...] Não consigo pensar em nenhum Estado-membro da UE, além da Hungria, que tenha dito: 'Vamos parar com as sanções e acabar com [este conflito].' [...] Os líderes húngaros pedem isso desde julho de 2022. As sanções antirrussas não funcionam como dizem", disse ele.
Embora a UE esteja atualmente considerando a imposição do 11º pacote de sanções contra a Rússia, ao qual a Grécia e a Hungria se opõem, nesta quinta-feira (8) o bloco voltou a não chegar a um acordo sobre as medidas restritivas.
À medida que as hostilidades continuam, mais e mais países fora da Europa estão pedindo o fim delas, observa a Forbes. Mesmo muitas manchetes na mídia ocidental apontam para a crescente "fadiga" do conflito. Por exemplo, o The New York Times classificou como nazista o Batalhão Azov da Ucrânia (banido na Rússia por atividades extremistas e terroristas), cujos soldados usam insígnias nazistas em seus uniformes. Por sua vez, o The Washington Post publicou um artigo sobre um grupo ucraniano que explodiu o gasoduto Nord Stream (Corrente do Norte). Por isso, o autor do artigo não tem dúvidas de que o fim da crise é "bom para a Europa".
"De um dia para o outro, as vozes da Europa se juntarão às de China, Brasil e Indonésia para forçar os diplomatas russos e ucranianos a encerrar o conflito", resumiu o autor.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала