- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Chefe do Estado-Maior dos EUA: 'Cada vez é mais óbvio que de fato estamos em um mundo multipolar'

© AP Photo / Alex BrandonPresidente do Estado-Maior Conjunto, Mark Milley
Presidente do Estado-Maior Conjunto, Mark Milley - Sputnik Brasil, 1920, 09.06.2023
Nos siga no
O presidente do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas dos EUA, general Mark Milley, declarou que no mapa político moderno mundial há pelo menos três superpotências – Estados Unidos, China e Rússia.
"A situação geopolítica está mudando de maneiras muito fundamentais", afirmou Milley durante seu discurso na cerimônia de graduação da Universidade de Defesa Nacional.

"Agora está se tornando cada vez mais óbvio que estamos de fato em um ambiente internacional multipolar, onde existem pelo menos três superpotências – Estados Unidos, China e Rússia; e três é mais complicado que dois, e certamente muito mais complicado que um", disse o general dos EUA.

O alto comandante militar dos Estados Unidos acrescentou que quanto mais multipolar o mundo se torna, mais desafios a Rússia e a China representam para Washington.
Bandeiras dos EUA e da China - Sputnik Brasil, 1920, 05.06.2023
Panorama internacional
EUA não conseguem desacreditar China e a tornar ameaça à segurança regional, dizem especialistas
Embora Milley tenha afirmado no mesmo discurso que o conflito entre os EUA e a China não é iminente nem inevitável, as declarações do presidente do Estado-Maior Conjunto ocorrem em um dos momentos mais tensos das relações bilaterais dos últimos anos, devido à crescente retórica e políticas anti-China impulsionadas pelos últimos governos estadunidenses.
Os EUA seguem mostrando que estão dispostos a conter o avanço de Pequim, sua principal concorrente, tendo antes já anunciado novos controles de exportação de tecnologia de semicondutores para tentar retardar o desenvolvimento militar chinês.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала