- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Exército britânico é 'fraco demais para lutar' na guerra europeia, opinam especialistas militares

© AP Photo / Pete BristoTanque britânico Challenger
Tanque britânico Challenger - Sputnik Brasil, 1920, 08.06.2023
Nos siga no
Segundo especialistas, até o final desta década, o conflito pode eclodir na Ásia e, em seguida, toda a atenção dos EUA será focada na direção leste.
Se o Reino Unido a essa altura quer se proteger, então precisa investir agora, insistem os especialistas militares, porque no momento o Exército britânico está fraco demais para lutar contra a Rússia, escreve o The Times.
Além disso, aponta-se que os britânicos não poderão contar com as forças dos EUA em caso de conflito na Europa e, por isso, o Reino Unido precisa aumentar a produção de munição agora para se preparar para a "janela de vulnerabilidade", que pode ocorrer por volta de 2026-2028, acreditam os especialistas.
Na estimativa deles, então "a invasão chinesa de Taiwan" pode começar e os Estados Unidos não estarão à altura da Europa.
As autoridades britânicas aumentaram recentemente os gastos com defesa em US$ 13,72 bilhões (R$ 67,55 bilhões), mas especialistas estimam que isso não é suficiente. Eles disseram que seria necessário 3% do PIB para fazê-lo se as autoridades quisessem que os militares britânicos estivessem prontos para a ação na Europa naquela década.
Assim, o historiador militar do King's College de Londres, Simon Anglim, disse ao Comitê de Defesa que o Exército britânico poderia implantar apenas uma divisão "com falta de pessoal", composta por duas brigadas. Neste caso, por exemplo, a Polônia pode retirar quatro divisões e a Turquia - cinco. Portanto, seu veredito é: "Agora não estamos prontos para a guerra."
Anglim questionou a decisão de reduzir o número de tanques de batalha principais de 227 para 148 e reduzir o tamanho do Exército para 73.000 soldados, conforme anunciado pelo ministro da Defesa, Ben Wallace.

"Os dias de batalhas de tanques em massa no continente europeu não acabaram enfaticamente", disse o especialista. "A massa de forças e poder de fogo ainda importa. Toda a gestão de informação e bombinhas cibernéticas no mundo são completamente irrelevantes se você não pode ter suas forças controlando o terreno que você precisa controlar."

Por sua vez, o professor Justin Bronk insiste que as decisões de compras devem ser tomadas agora para preparar o Reino Unido para as ameaças no final da década. Ele cita estimativas do Pentágono de que a China pode invadir Taiwan por volta de 2027 e por isso os americanos assumirão a região asiática, sendo incapazes de fortalecer a Europa.
Ao mesmo tempo, ele assume que a ameaça da Rússia continuará. E se o Reino Unido só pensasse na ameaça da Rússia, o atual aumento nos gastos seria suficiente, mas há outros compromissos de Defesa.
Soldados ucranianos usam um lançador com mísseis Javelin dos EUA durante exercícios militares na região de Donetsk, Ucrânia, em 23 de dezembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 05.06.2023
Operação militar especial russa
Reino Unido não envia armas para Kiev sem consentimento de Washington, diz mídia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала