- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Destruição da barragem de Kakhovka pode complicar planos de contra-ataque ucraniano, diz mídia

© AFP 2023 / Sameer Al-DoumyMilitares ucranianos disparam com um obuseiro autopropulsionado Caesar contra posições russas durante a operação militar especial, em 28 de dezembro de 2022
Militares ucranianos disparam com um obuseiro autopropulsionado Caesar contra posições russas durante a operação militar especial, em 28 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 07.06.2023
Nos siga no
De acordo com alguns veículos de imprensa ocidentais, os militares ucranianos começaram a "sondar posições russas" em antecipação ao início de contraofensiva. No entanto, fontes da CNN indicam que a destruição da usina hidrelétrica de Kakhovka na região de Kherson pode complicar os planos da Ucrânia.
Autoridades dos países ocidentais viram sinais de que a Ucrânia lançou uma contraofensiva, apontando para um "aumento significativo nos combates" no leste do país nas últimas 48 horas, de acordo com a CNN.
De acordo com um funcionário da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e representante da Inteligência Militar Europeia que desejou permanecer em anonimato, os ataques preliminares, também conhecidos como operações "formativas", foram realizados há pelo menos duas semanas.

Em particular, de acordo com fontes da emissora, "a destruição da barragem pode agora tornar mais difícil para as tropas ucranianas atravessar o rio Dniepre e atacar posições russas lá. E o colapso da barragem já criou um desafio humanitário significativo no qual o governo ucraniano precisará abordar e canalizar recursos".

De acordo com um embaixador em anonimato de um país europeu em Washington, Kiev provavelmente terá que mudar todos os planos relacionados às operações nos territórios a jusante da barragem.

"Em última análise, os níveis de água vão recuar, mas muito provavelmente a inundação catastrófica impactou as pontes e estradas na área, de modo que eles podem não ser utilizáveis da maneira como planejado antes", acrescentou o diplomata.

Segundo os dados da CNN, as agências de inteligência dos EUA e seus aliados no Ocidente ainda estão investigando quem é responsável pela destruição da barragem, mas as autoridades estão se inclinando para a Rússia como a culpada. Moscou, por sua vez, acusa a Ucrânia do que aconteceu.
Na manhã de terça-feira (6), a barragem da hidrelétrica de Kakhovka, na região russa de Kherson, no rio Dniepre, sofreu danos significativos. A destruição total da barragem poderia ter resultado em uma devastadora inundação, e potencialmente mataria milhares de civis.
Embora diversas barragens na Ucrânia tenham sido danificadas, desencadeando um fluxo descontrolado de água, a estrutura resistiu ao ataque.
A representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, participa de seu briefing semanal em Moscou, na Rússia, em 17 de maio de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 07.06.2023
Panorama internacional
Moscou sobre reação do Ocidente à destruição da barragem de Kakhovka: 'Vimos uma falsa partida'
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала