- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Rússia: Inteligência da Ucrânia planejou ato terrorista na Rússia com uso de 'bomba suja'

© Sputnik / Aleksandr KondratyukCombustível nuclear irradiado (foto de arquivo)
Combustível nuclear irradiado (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 06.06.2023
Nos siga no
A inteligência militar ucraniana planejava realizar um ataque terrorista na Rússia usando uma "bomba suja" com substâncias radioativas, o que tornaria a área inabitável, informou nesta terça-feira (6) o Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB, na sigla em russo).
De acordo com o comunicado, o FSB obteve dados adicionais sobre o envolvimento dos serviços secretos da Ucrânia no planejamento e preparação de atos de terrorismo internacional.
O FSB revelou que o chefe da inteligência militar ucraniana, Kirill Budanov, estabeleceu uma unidade de aeronaves leves, que deveria fornecer armas aos grupos de sabotagem e reconhecimento na Rússia, bem como realizar ataques contra instalações de infraestrutura energética.
Desde o início de 2023, essa unidade realizou cinco voos no território da Rússia, danificando instalações de combustível nas zonas fronteiriças. Os militares incumbiram a unidade militar № 3449, com a denominação convencional de Legion, de coordenar o uso da aviação.
Soldado russo com máscara de gás - Sputnik Brasil, 1920, 26.10.2022
Operação militar especial russa
O que é e quais perigos representa uma bomba suja criada por Kiev?
A referida unidade desenvolvia um plano para o transporte e colocação de bombas sujas com temporizadores para detonar, tornando a imprópria para habitação humana.
Dois pilotos de aviação leve desta nova unidade foram detidos na sequência de operações especiais, eles confessaram sobre os ataques terroristas cometidos e planejados na Rússia, informou o FSB.
"Anteriormente, a liderança da inteligência ucraniana discutiu a possibilidade de criar e transferir [para a Rússia] uma bomba nuclear 'suja' para contaminação radioativa, pequenas cargas nucleares portáteis. Elas não pesam assim tanto", disse um dos pilotos com o sobrenome Shimansky.
Uma "bomba suja" é um contêiner com isótopos radioativos e uma carga explosiva. Quando a carga é detonada, o contêiner é destruído, e o conteúdo radioativo é pulverizado pela onda de choque contaminando grandes áreas de terreno.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала