- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Inteligência dos EUA tinha ciência do plano ucraniano de atacar os gasodutos Nord Stream, diz mídia

© Foto / Guarda Costeira da SuéciaPequeno vazamento no gasoduto Nord Stream 2 (Corrente do Norte 2), em 28 de setembro de 2022
Pequeno vazamento no gasoduto Nord Stream 2 (Corrente do Norte 2), em 28 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 06.06.2023
Nos siga no
Os Estados Unidos tinham informações de um plano ucraniano detalhado para atacar os gasodutos Nord Stream 1 e 2 (Corrente do Norte 1 e 2) três meses antes de serem bombardeados, informou o Washington Post nesta terça-feira (6), citando informações vazadas publicadas online.
A CIA soube em junho de 2022, por meio de uma agência de espionagem europeia, que uma equipe de seis pessoas das forças de operações especiais ucranianas pretendia explodir os gasodutos frutos de um projeto de transporte de gás natural Rússia-Alemanha, informou o jornal.
Em maio deste ano, a revista Spiegel citou que investigadores haviam encontrado metadados que conectavam a Ucrânia à sabotagem dos gasodutos Nord Stream, após a reserva do iate Andromeda.
No dia 8 de fevereiro, o jornalista norte-americano Seymour Hersh divulgou sua versão de que os explosivos nos gasodutos foram plantados por especialistas estadunidenses, apoiados por mergulhadores noruegueses, sob a cobertura do exercício BALTOPS 2022 da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), que decorreu em junho de 2022. Ele acredita que a operação foi realizada sob ordens diretas da Casa Branca.
As explosões dos gasodutos russos Nord Stream 1 e 2, responsáveis pela exportação de gás para a Europa, ocorreram ao mesmo tempo, no dia 26 de setembro de 2022. Na ocasião, a Alemanha, a Dinamarca e a Suécia não descartaram a possibilidade de sabotagem direcionada.
A Nord Stream AG, operadora do Nord Stream, informou que as situações de emergência nos gasodutos não têm precedentes e que o prazo dos reparos não pode ser avaliado.
Local de vazamento de gás no gasoduto Nord Stream 1 (Corrente do Norte 1), na zona exclusiva econômica da Suécia, foto publicada em 29 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 26.05.2023
Panorama internacional
Mídia: metadados sobre reserva do barco ligado às explosões do Nord Stream levam à Ucrânia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала