DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Estátuas de bronze antigas são encontradas graças a gari de boa memória na Itália (FOTOS)

© Sputnik / Sergei MamontovOutono na Toscana
Outono na Toscana - Sputnik Brasil, 1920, 06.06.2023
Nos siga no
Graças a um gari, uma incrível descoberta de uma coleção de estátuas de bronze foi feita na Toscana, Itália. Arqueólogos estavam "desesperados" por uma busca fracassada, mas as coisas mudaram quando um homem lhes deu uma pista.
Uma incrível exposição no Palácio do Quirinale, em Roma, mostrará uma extraordinária coleção de estátuas de bronze etruscas e romanas resgatadas das profundezas da fornalha toscana.
Esses artefatos, datados dos séculos III a.C. ao I d.C., foram escavados das ruínas de um antigo resort após vários meses de cuidadosa restauração, escreve a agência Reuters.
Os especialistas afirmam que esta é a coleção mais significativa de estátuas de bronze antigas já encontradas na Itália prenunciando uma revolução das narrativas históricas. As estátuas, cerca de 20 unidades, foram acidentalmente encontradas entre 2021 e 2022 na idílica aldeia de San Casciano dei Bagni, localizada no topo de uma colina.
As tentativas iniciais de localizar esses tesouros escondidos se mostraram infrutíferas, decepcionando a comunidade arqueológica. Em 2019, as escavações começaram em um modesto terreno adjacente às casas de banho públicas da aldeia, remanescentes do Renascimento.
No entanto, semanas de escavações extenuantes não renderam nada além dos escassos restos de paredes em ruínas, e a esperança de encontrá-lo pendurado por um fio. Foi nesse momento que Stefano Petrini, um gari aposentado, teve uma epifania repentina. Lembrando o que tinha visto muitos anos antes, ele viu colunas romanas adornando a parede do lado oposto das casas de banho públicas.
As colunas, visíveis apenas a partir de um jardim abandonado anteriormente de propriedade de seu falecido amigo, um jardineiro que estava cultivando legumes para uma loja rural, inspirou a intuição de Petrini. Com grande confiança, ele levou os arqueólogos a este cofre secreto.
"Tudo começou lá, com colunas", disse Petrini.
Emanuele Mariotti, arqueólogo chefe do projeto San Casciano, admitiu que estava "bastante desesperado" antes de receber essa gorjeta inestimável. A revelação levou à escavação do santuário no coração do antigo complexo termal - uma descoberta pioneira que excedeu todas as expectativas.
Neste local descobriu-se um tesouro de estátuas constituído com oferendas de romanos e etruscos que procuravam intervenção divina para o seu bem-estar.
*Plataforma proibida na Rússia por extremismo
Entre os achados mais impressionantes está uma estátua de bronze de um "menino magro", de aproximadamente 90 cm de altura, representando um jovem romano com uma doença óssea visível. A inscrição revela seu nome como Marcius Ravillo.
Outros achados incluem uma série de artefatos simbólicos que incentivam mais pesquisas e análises aprofundadas. O santuário foi selado no início do século V d.C., quando o antigo complexo termal foi abandonado, deixando suas estátuas preservadas durante séculos pela lama quente das casas de banho.
Túmulo romano descoberto em um cemitério em Garforth, no Reino Unido - Sputnik Brasil, 1920, 04.06.2023
Ciência e sociedade
Assombrosos detalhes de prática funerária romana são revelados no Reino Unido (FOTO)
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала