- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

OTAN 'odeia' Zelensky e nunca aceitará Ucrânia no bloco, diz ex-oficial dos EUA

© AP Photo / Efrem LukatskyPresidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, durante coletiva de imprensa com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel (fora da foto), em Kiev, 20 de abril de 2022
Presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, durante coletiva de imprensa com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel (fora da foto), em Kiev, 20 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 05.06.2023
Nos siga no
As esperanças do presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, de que a Ucrânia seja aceita a OTAN são ilusórias, já que o Ocidente secretamente odeia Zelensky e não o respeita, afirmou Scott Ritter, ex-oficial de inteligência do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, declarado no ar U.S. Tour of Duty.

"Ele não percebe que a Ucrânia nunca será um membro da OTAN? Nunca", disse ele.

De acordo com o ex-oficial de inteligência, Zelensky não só vive em um mundo fictício e abriga ilusões sobre a adesão à aliança, mas também não entende a verdadeira atitude dos países ocidentais em relação a ele.

"Zelensky, eles te odeiam. Como você pode dizer? Eles deixam você levar seu próprio povo para a matança. Eles não gostam de você. Eles não te respeitam. Estão te usando", observou ele.

Foi assim que Ritter reagiu à questão das garantias de segurança, que Zelensky exigiu antes de tentar se juntar totalmente à Organização do Tratado do Atlântico Norte.
Por sua vez, o presidente ucraniano Vladimir Zelensky disse que Kiev espera receber um convite claro para aderir à OTAN na reunião de julho em Vilnius, na Lituânia.
Segundo o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmitry Kuleba, o país não aceitará nenhuma outra decisão da cúpula do bloco, exceto um convite para se juntar a ela.
No final de maio, o chanceler russo Sergei Lavrov advertiu durante o discurso no XI Encontro Internacional de altos representantes encarregados de questões de segurança que os países da OTAN estão envolvidos no conflito ucraniano e essa linha irresponsável aumenta a ameaça de um confronto militar direto entre potências nucleares.
Militar das Forças Armadas da Rússia dispara lança-foguetes portátil Igla contra as posições ucranianas no setor sul da operação militar especial  - Sputnik Brasil, 1920, 03.06.2023
Operação militar especial russa
Zelensky diz que Ucrânia está pronta para contraofensiva, mas pode ir de maneiras diferentes
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала