- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Lula e Lira se encontram no Planalto; líder da Câmara diz que Congresso é 'reformador e liberal'

© Foto / Palácio do Planalto / Ricardo Stuckert / CC BY 2.0Presidente da Câmara Federal, Arthur Lira, Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante Sessão de trabalho com presidentes dos Países da América do Sul, 30 de maio de 2023
Presidente da Câmara Federal, Arthur Lira, Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante Sessão de trabalho com presidentes dos Países da América do Sul, 30 de maio de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 05.06.2023
Nos siga no
Presidente e líder dos deputados finalmente se encontraram em Brasília após uma semana tensa entre Legislativo e Executivo. Na visão de Lira, governo Lula precisa entender que "o Congresso de agora não é o mesmo de 20 anos atrás".
Nesta segunda-feira (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, para um café da manhã no Palácio do Planalto.
O encontro durou uma hora – Lira chegou ao Alvorada por volta das 08h20 e deixou o local às 09h20. A reunião não constava na agenda oficial de ambos até as 09h30, de acordo com o G1.
Esse foi o primeiro encontro presencial entre Lula e Lira desde a sequência de derrotas impostas pela Câmara ao Palácio do Planalto nas últimas semanas. No auge da crise na quarta-feira passada (31), foi bastante ventilado que os dois se encontrariam, entretanto, apenas um telefonema aconteceu.
Em entrevista à CNN após a reunião, o líder da Câmara disse que o "Congresso não é um Congresso que foi eleito progressista de esquerda. É um Congresso reformador, liberal, conversador, que tem posicionamentos próprios", acrescentando que as redes sociais influenciam os parlamentares.
"Nós sabemos que a dinâmica hoje é outra. Através das redes sociais, os parlamentares sofrem influência direta dos seus eleitores. A realidade fática de um Congresso de hoje não é igual ao de um Congresso de 20 anos atrás. O governo precisa se mobilizar, a articulação precisa estar mais atenta e eu penso que dentre todas essas articulações o governo vai, a partir de hoje, com a participação do presidente Lula, ter uma participação mais efetiva na construção dessa base mais sólida", avaliou.
Ao mesmo tempo, Lira considerou que o foco deve ser na reforma tributária. "Eu pedi envolvimento do governo e o presidente tem interesse nessa matéria. Nós combinamos que ela tem que ir ao plenário da Câmara ainda nesse semestre, antes do recesso parlamentar".
O deputado também declarou que líderes partidários devem se reunir com Lula hoje (5) debater a articulação política do governo.
O presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio da Silva (L), conversa com o presidente da Câmara, Arthur Lira (C), e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (R), durante cerimônia de certificação na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, 12 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 04.06.2023
Notícias do Brasil
Mídia: Lira deixa diálogo com Alexandre Padilha por se sentir comparado a Eduardo Cunha
Também na semana passada o presidente da Câmara disse que o governo "precisaria andar com as próprias pernas", acrescentando que há "insatisfação generalizada" na Câmara com a articulação dagestão. Já Lula minimizou as dificuldades enfrentadas e disse que o resultado foi melhor do que era o esperado, recordou a mídia.
"Nós conseguimos aprovar a organização do governo com muito mais votos do que a gente esperava. E será assim em outras votações", declarou Lula citado pela mídia.
A aprovação referida foi a aprovação do Senado da Medida Provisória que organiza ministérios do governo. Se não aprovada, a estrutura ministerial de Lula, que contém 37 ministérios agora, voltaria ao formato do governo anterior, com 23 ministérios.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала