- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Especialista europeia chama EUA de principal beneficiário do conflito na Ucrânia

© AFP 2023 / DANIEL SLIMO prédio da Casa Branca, Washington, DC, EUA, 19 de maio de 2022
O prédio da Casa Branca, Washington, DC, EUA, 19 de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 05.06.2023
Nos siga no
O principal beneficiário do conflito na Ucrânia são os Estados Unidos, que têm ganhado muito com a venda de armas e a exportação de gás a um preço inflacionado, disse à Sputnik a professora da Universidade Complutense de Madri, Maria José Pérez del Pozo.

"O principal beneficiário dessa guerra são os Estados Unidos. Os países europeus e da OTAN estão aumentando seus gastos com defesa e estão usando o dinheiro para comprar armas dos Estados Unidos. Além disso, a Europa agora está comprando gás dos Estados Unidos a um preço muito mais alto do que comprava anteriormente da Rússia", disse ela.

Pérez del Pozo aponta também que a União Europeia (UE) não pode criar seu próprio sistema de defesa, portanto, está nas mãos dos EUA, que vinculam cada vez mais seus aliados a seu sistema.
Estádio Belgorod-Arena, que acolhe pessoas afetadas pelos disparos ucranianos, foto publicada em 1º de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 04.06.2023
Operação militar especial russa
Diplomata americano: Kiev queria participação direta da OTAN com ataque à região de Belgorod
Quando perguntada por que a Europa insiste tanto em continuar o conflito e enviar armas, mesmo às custas de seus próprios interesses, a especialista explicou que os países da UE têm uma política de apoio à Ucrânia até o fim, uma narrativa atrás da qual estão os Estados Unidos.
"Os países da UE não consideram um plano de paz, não ouvem o Brasil e a China. Seu principal objetivo é derrotar a Rússia", afirma Pérez del Pozo.
Ela observa que, além dos EUA, a narrativa da Polônia, inspirada pelo Reino Unido, desempenha um papel importante nessa questão.

"Assim, na arena europeia, os líderes de opinião não são nem Paris nem Berlim, mas Varsóvia."

Míssil MBDA Storm Shadow/Scalp (no fundo) no Show Aéreo Farnborough, a sudoeste de Londres, Inglaterra, Reino Unido, 17 de julho de 2018 - Sputnik Brasil, 1920, 04.06.2023
Operação militar especial russa
Kremlin: entrega à Ucrânia de mísseis com alcance de 500 km agrava conflito
No entanto, ela ressalta que nem a Europa nem a OTAN estão com pressa de fornecer garantias de segurança à Ucrânia, nem de aceitá-la na UE ou na aliança, explicando que o processo de negociação sobre essas questões costuma ser bastante demorado, pois exige acordo sobre muitos aspectos agrícolas, industriais, de pesca e legislativos.

"Integrar um país em guerra é impossível. No caso da OTAN, integrar a Ucrânia significaria quase uma guerra mundial, pois o território ucraniano seria protegido pelo Artigo 5 da Carta da OTAN [um ataque armado a um ou mais Estados-membros da OTAN é considerado um ataque a toda a aliança] e obrigaria a aliança a defender seu novo parceiro", explica.

Em 24 de fevereiro de 2022, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou o início de uma operação militar especial na Ucrânia com a tarefa de "proteger as pessoas que foram submetidas a abusos e genocídio pelo regime de Kiev durante oito anos".
Ele observou que a operação especial foi uma medida forçada, a Rússia "não teve chance de fazer o contrário, os riscos de segurança foram criados de tal forma que era impossível responder por outros meios".
De acordo com ele, a Rússia vem tentando chegar a um acordo com a OTAN sobre os princípios de segurança na Europa há 30 anos, mas, em resposta, tem enfrentado enganos e mentiras cínicas ou tentativas de pressão e chantagem, enquanto a aliança, apesar dos protestos de Moscou, está em constante expansão e se aproximando da fronteira russa.
Soldados ucranianos perto de um tanque nas posições perto da cidade de Mariupol, em Donbass - Sputnik Brasil, 1920, 05.06.2023
Operação militar especial russa
Rússia frustra tentativa ucraniana de lançar ofensiva de larga escala em 5 áreas do front (VÍDEO)
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала