- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Colapso já começou': países do BRICS desferem golpe no domínio mundial do dólar, diz político

© Sputnik / Vladimir Pesnya Foto retirada durante o II Festival Internacional de Escolas de Teatro dos países do BRICS, celebrado no mais novo parque moscovita Zaryadie, na Rússia
Foto retirada durante o II Festival Internacional de Escolas de Teatro dos países do BRICS, celebrado no mais novo parque moscovita Zaryadie, na Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 05.06.2023
Nos siga no
A luta da Rússia e dos países do BRICS com o dólar está levando ao início da queda da moeda estadunidense, disse ex-congressista dos EUA Ron Paul citado pelo portal InfoBRICS.
"O sistema construído no dólar entrará em colapso. Isso já começou. Todos os dias você vai ler mais uma história que algum grande país – pode ser a Índia, pode ser a China especialmente, pode ser a Rússia – fazendo acordos em todo o mundo [utilizando] transferências nas suas moedas locais", aponta o político.
De acordo com ele, o uso de outras moedas pela Rússia e países do BRICS para fins econômicos e implementação de acordos levará ao colapso inevitável do domínio do dólar.

A moeda estadunidense não sobreviverá à concorrência com outros países. Essas são as fissuras que estamos vendo. O ano passado foi marcado por uma diminuição significativa no uso de dólar como a moeda de reserva mundial. São números grandes, mas isso não é o fim. Acho que as coisas vão continuar nesse sentido, acrescenta Paul.

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, discursa em coletiva de imprensa na reunião dos ministros das Relações Exteriores do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul), na Cidade do Cabo, África do Sul, 01 de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 02.06.2023
Notícias do Brasil
BRICS são um 'sucesso' e Brasil trabalha para sua expansão, diz chanceler Mauro Vieira
Anteriormente, o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, observou que os países do BRICS aceleraram a transição para pagamentos em moedas nacionais. Segundo o diplomata, a restrição das exportações russas "estimula muitos países a pensarem em alternativas ao dólar".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала