- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Erdogan anuncia novo governo; cerca de 90% são novos ministros

© AP Photo / Ali UnalPresidente turco, Recep Tayyip Erdogan, chega para falar na cerimônia de posse no complexo presidencial em Ancara, Turquia, 3 de junho de 2023.
Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, chega para falar na cerimônia de posse no complexo presidencial em Ancara, Turquia, 3 de junho de 2023. - Sputnik Brasil, 1920, 04.06.2023
Nos siga no
O presidente reeleito da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, revelou no domingo (4) a composição do novo governo do país, a grande maioria dos ministros foi substituída, quase todos eles tendo estudado nos Estados Unidos e na Europa.
Um dos ministros que manteve seu cargo é o da Saúde, Fahrettin Koca, de 58 anos, que chefia o ministério desde 2018 e passou pelo difícil período da pandemia da COVID-19 e do terremoto de 6 de fevereiro, que matou mais de 50.000 cidadãos.
O ministro do Turismo e Cultura, Mehmet Nuri Ersoy, 55 anos, também manteve seu cargo.
Erdogan nomeou Cevdet Yilmaz, de 56 anos, que presidiu o comitê parlamentar de orçamento da Turquia desde 2020, como vice-presidente.
Ele estudou nos EUA, obtendo um mestrado em relações internacionais na Universidade de Denver, estado do Colorado, e foi o contato do gabinete do primeiro-ministro com a União Europeia (UE) entre 2003 e 2007.
O ex-chefe da Organização Nacional de Inteligência, Hakan Fidan, de 55 anos, foi nomeado o novo ministro das Relações Exteriores da Turquia.
Fidan concluiu seu mestrado em administração e ciência política na Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, e recebeu seu doutorado na Universidade Bilkent, Turquia. Ele foi chefe da inteligência turca desde 2010, tendo participado ativamente das negociações para normalizar as relações entre a Turquia e a Síria.
Fidan sucede a Mevlut Cavusoglu, que foi ministro por mais de nove anos e agora é deputado eleito pela província de Antalya, onde nasceu.
Caminhão de canhão de água da polícia de Kosovo passa enquanto soldados austríacos que servem na missão da OTAN em Kosovo, Força do Kosovo (KFOR, na sigla em inglês), vigiam uma rua na cidade de Zvecan, norte de Kosovo, 1º de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 03.06.2023
Panorama internacional
Ministério da Defesa da Turquia: enviaremos tropas ao Kosovo a pedido da OTAN
Alparslan Bayraktar, de 48 anos, que anteriormente ocupava o cargo de vice-ministro, agora é o novo ministro das Finanças.
De 2016 a 2018, ele foi responsável pelas relações internacionais no ministério. Bayraktar se formou na Universidade de Istambul e também estudou nos EUA na Escola Fletcher de Lei e Diplomacia.
Ali Yerlikaya, 54 anos, governador da província de Istambul, que ocupava o cargo desde 2019, foi nomeado ministro do Interior da Turquia. Ele sucede a Suleyman Soylu, que criticou repetidamente os Estados Unidos e seu embaixador durante a campanha eleitoral.
Em particular, Soylu é creditado por ter dito que Washington está tentando estabelecer um Estado terrorista perto das fronteiras da Turquia.

Ele também disse que os EUA "continuam a perder sua reputação", que todo o mundo "odeia os Estados Unidos" e que a Europa é um "peão" deles.

Joe Biden, presidente dos EUA, fala no palco durante baile de gala nacional anual We Are Emily no The Anthem em Washington, EUA, 16 de maio de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 03.06.2023
Panorama internacional
Joe Biden destruirá a OTAN apaziguando a Turquia por causa da Suécia?
Yasar Guler, de 68 anos, que era chefe do Estado-Maior das Forças Armadas desde julho de 2018, foi nomeado o novo ministro da Defesa da Turquia.
Mehmet Simsek, 56 anos, foi nomeado o novo ministro das Finanças e do Tesouro da Turquia, cargo que já tinha ocupado de 2009 a 2015.
O Ministério de Transporte e Infraestrutura da Turquia vai ser chefiado por Abdulkadir Uraloglu, de 57 anos, que era chefe do Departamento-Geral de Estradas desde 2018.
Omer Bolat, de 59 anos, formado nos Países Baixos e na Alemanha, foi nomeado o novo ministro do Comércio.
Mehmet Fatih Kacir, de 39 anos, que era vice-ministro, assumiu o cargo de chefe do Ministério da Indústria e Tecnologia.
Yusuf Tekin, de 53 anos, que foi reitor da Universidade Haci Bayram Veli de Ancara por cinco anos, agora é o ministro da Educação.
Presidente reeleito turco Recep Tayyip Erdogan fala a seus apoiadores na praça em frente ao Palácio Presidencial em Ancara. - Sputnik Brasil, 1920, 29.05.2023
Panorama internacional
Especialistas prognosticam futura estratégia política das autoridades turcas
Osman Askin Bak, de 56 anos, que chefiou a delegação da Turquia na Assembleia Parlamentar da OTAN e tem mestrado no Reino Unido, se tornou chefe do Ministério da Juventude e Esportes da Turquia.
O Ministério do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente passa a ser chefiado por Mehmet Ozhaseki, de 66 anos, que já ocupou o cargo de 2016 a 2018, o Ministério da Justiça pelo deputado Yilmaz Tunc, de 52, o Ministério do Trabalho por Vedat Yisikcan, de 57.
O Ministério da Silvicultura e Agricultura é chefiado por Ibrahim Yumakli, de 54 anos, que era vice-ministro da pasta. Yumakli também dirigiu a filial turca do canal de televisão Al-Jazeera, do Catar, e também trabalhou na agência estatal Anadolu.
Mahinur Goktas, nova ministra da Família e dos Serviços Sociais, é a única mulher no gabinete: nasceu na Bélgica, tem 40 anos, foi embaixadora no país por mais de dez anos e dirigia a embaixada da Turquia na Argélia desde 2020.
Presidente turco reeleito Recep Tayyip Erdogan e sua esposa Emine Erdogan na praça em frente ao Palácio Presidencial em Ancara. - Sputnik Brasil, 1920, 29.05.2023
Panorama internacional
Estreitos no mar Negro são 'trunfo de Ancara' na mediação do conflito ucraniano, diz analista
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала